Lacen-PB registra maior demanda de testes Covid desde início da pandemia

Da Redação. Publicado em 26 de maio de 2021 às 18:56.

Foto: Ascom

Foto: Ascom

O diretor do Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB), Bergson Vasconcelos, anunciou que o laboratório tem registrado uma curva ascendente de testes positivos de Covid-19, principalmente de cidades como João Pessoa, Campina Grande e Esperança, refletindo diariamente nos boletins da Secretaria Estadual de Saúde.

Em entrevista à CBN FM, o gestor pontuou ainda que este é o momento onde a demanda do Lacen está maior desde o início da pandemia de coronavírus, chegando a um recebimento de cerca de 3.000 amostras por dia.

“Começamos com uma capacidade de realização de análise de 500 amostras por dia. No período de aproximadamente 8 meses conseguimos triplicar essa demanda, passando a trabalhar com uma média de 1500 amostras. Hoje nossa capacidade operacional é de 2000 amostras dias”, ponderou.

A capacidade operacional, segundo Bergson, considera aspectos como o parque tecnológico, o tempo que a metodologia RT-PCR exige, além da equipe disponível.

“Hoje temos condições de processar aproximadamente 2.200 amostras por dia. Isso foi impactado com a grande demanda que vem surgindo nas últimas duas semanas, estamos recebendo 50% a mais do que esse quantitativo, ou seja, aproximadamente 3.000 amostras”, enfatizou.

Essa quantidade, consequentemente, afeta também o tempo para o resultado do exame.

– Como qualquer outro serviço, quanto maior a demanda, se eu tenho um limite da utilização de equipamentos, da minha equipe técnica, obviamente aumenta o tempo de resposta. Hoje, um tempo de resposta de 72 horas para metodologia de RT-PCR ainda é considerado um tempo razoável – finalizou.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube