Hospital Santa Isabel realiza primeiro cateterismo da Rede Municipal em João Pessoa

Secom/JP. Publicado em 20 de maio de 2021 às 19:30.

Foto: Ascom

Foto: Ascom

Um marco para a saúde do município de João Pessoa. O Hospital Santa Isabel (HMSI) realizou, nesta quinta-feira (20), o primeiro cateterismo em uma unidade própria da Rede Municipal.

O procedimento fez parte do ‘Application’ – um teste de todos os equipamentos, todo o material humano e insumos do hospital com paciente real –, para saber se o HMSI está apto para realizar determinado tipo de exame.

A partir de agora, o Santa Isabel está apto para fazer esse procedimento, mas ainda não está aberto para a população, pois devido à pandemia está voltado apenas para atendimento dos casos de Covid-19.

O hospital, que atende exclusivamente usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), está se preparando para começar a realizar esses exames no prazo de 45 dias.

O secretário municipal de Saúde, Fábio Rocha, avaliou a novidade como um grande presente para rede pública de João Pessoa.

“O Hospital Santa Isabel nos deu hoje a alegria de fazer um procedimento de cateterismo completo, mesmo que numa fase de adaptações e treinamento de equipes, para que no novo normal possamos priorizar também as outras doenças, além da Covid-19. Por isso, precisamos voltar a colocar a estrutura do hospital a serviço, também, das complicações cardiológicas, porque os infartos e os AVC continuam acontecendo e nós precisamos dar essa assistência para que as pessoas tenham saúde e uma vida longa”, explicou.

Segundo a diretora do Hospital Santa Isabel, Adriana Lobão, o cateterismo realizado nesta quinta-feira foi eletivo, ou seja, estava agendado e foi de forma diagnóstica.

“O exame beneficiou o paciente, que precisava do diagnóstico, mas nosso objetivo era fazer o teste e checagem das condições ideais para realizar o cateterismo. Poderemos fazer a angioplastia, que é a colocação de stents para estenose coronária e infarto, entre outros procedimentos endovasculares”, explicou.

A diretora do Santa Isabel disse ainda que o fato de o hospital poder realizar esse exame, além de ampliar o atendimento à população, “oferece o tratamento de forma mais eficaz ao paciente que venha a ter um infarto ou isquemia diagnosticada clinicamente e que precise da comprovação e tratamento pela via do cateterismo”.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube