Diretor de Vigilância justifica negativa de pacientes com Covid-19 em Campina

Da Redação. Publicado em 21 de maio de 2021 às 17:39.

Foto: Paraibaonline

Foto: Paraibaonline

“Temos uma quantidade de leitos que são leitos de segurança, de salvaguarda, que ficam realmente separados para o caso de um possível colapso da rede. Em toda rede isso acontece, inclusive no Hospital das Clínicas, Hospital de Trauma e Hospital Pedro I”, pontuou o diretor de Vigilância em Saúde de Campina Grande, Miguel Dantas.

O posicionamento do gestor surgiu ao ser questionado, em entrevista à TV Cabo Branco, sobre a negativa de recebimento de cinco pacientes com Covid-19 que tiveram que ser transferidos para a capital João Pessoa.

De acordo com ele, toda regulação carece de leitos de suporte, leitos de “sobra”, para servirem de segurança em casos de ocupação extrema, sendo esse um padrão da regulação hospitalar.

“Hoje estamos com uma ocupação bastante elevada, com mais de 75% de ocupação em toda a rede, têm leitos de UTI no Pedro I, têm leitos de enfermaria, agora dentro dessa faixa de segurança, o que significa que o hospital vai receber, desde que seja realmente um caso que caiba o recebimento”, enfatizou.

Ainda em suas falas, Miguel destacou o entendimento que seja mais adequado remanejar determinados pacientes para locais com menos ocupação e manter os leitos de segurança abertos.

“Entendemos que alguns municípios ao procurar Campina Grande possam ter sido redirecionados para outros municípios, como João Pessoa, pela própria Regulação Estadual. isso é possível que aconteça, é uma movimentação de pacientes e de acordo com a ocupação”, ponderou.

Contudo, Dantas aproveitou a oportunidade para lembrar a população que esse é um momento em que os cuidados precisam ser redobrados, tendo em vista que a ocupação de leitos é um indicador significativo não só para a Rainha da Borborema, como para toda a Paraíba. “Usem máscara, evitem aglomerações, higienizam as mãos”, finalizou.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube