Dia do Enfermeiro: profissional do Pedro I detalha trabalhos na pandemia

Da Redação*. Publicado em 12 de maio de 2021 às 12:26.

Foto: Reprodução

Foto ilustrativa: Reprodução

Neste dia 12 de maio é comemorado o Dia Internacional do Enfermeiro. Junto aos demais profissionais da área da Saúde os enfermeiros e enfermeiras têm sido de suma importância no combate à pandemia da Covid-19.

Para render homenagens aos profissionais no seu dia, a Rádio Caturité FM ouviu a enfermeira Rafaela Dantas, que trabalha no Hospital Municipal Pedro I, unidade referência para o tratamento de Covid-19 em Campina Grande.

Inicialmente ela falou do início dos trabalhos nessa crise.

– Lá em 2020 a gente achava que passaríamos 15 dias em casa e voltaríamos ao normal. Mas, não foi assim. Muito pelo contrário. Estamos há mais de um ano lutando exaustivamente – descreveu.

Paraíba Online • Dia do Enfermeiro: profissional do Pedro I detalha trabalhos na pandemia

Foto: Reprodução

Sobre as dificuldades e desafios enfrentados pela categoria atualmente, Rafaela (foto) apontou a falta de reconhecimento como o principal.

– Mesmo com todo o trabalho contínuo ao lado do paciente, tem profissionais que não nos reconhecem. Principalmente nessa pandemia, nós é que estamos junto dos pacientes o tempo inteiro, não tendo o reconhecimento devido, infelizmente – disse.

A profissional confessou ter passado por momentos delicados nessa crise.

– Eu já cheguei a internar meu próprio pai. Grandes amigos também. Já vi pacientes perderem a luta muito rapidamente. Não deu tempo eles reagirem ao tratamento. A doença é muito agressiva. Isso tudo é muito desgastante psicologicamente – lamentou.

Ela foi além e mencionou um momento que mais a machucou durante esse tempo.

– Em apenas um plantão, em uma tarde, eu perdi cinco pacientes. Cinco famílias que perderam um ente querido. Isso dói demais – enfatizou.

Finalizando a participação, a enfermeira deixou um recado aos companheiros de profissão.

– Eu queria deixar para eles que juntos somos mais fortes. Juntos, vamos vencer – incentivou.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube