Deputado paraibano é retirado da relatoria da Reforma Tributária

Da Redação de João Pessoa (Hacéldama Borba). Publicado em 5 de maio de 2021 às 16:15.

O deputado federal paraibano, Aguinaldo Ribeiro, irmão da senadora Daniella Ribeiro, ambos do Progressistas, foi retirado da relatoria da Comissão Mista da Reforma Tributária pelo presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP-AL).

A justificativa foi de que o presidente teria extinguido a Comissão que analisa a Reforma pelo decurso de prazo, mas nos bastidores políticos a intenção de Lira é de passar a relatoria para o deputado Luis Miranda (DEM-DF), que apoiou a sua eleição para presidente da Casa, enquanto o paraibano, mesmo sendo do mesmo partido, teria apoiado o então candidato deputado federal Baleia Rossi, presidente nacional do MDB.

O anúncio da extinção da comissão da reforma pelo presidente aconteceu logo após o deputado Aguinaldo Ribeiro ter lido o relatório aos integrantes do colegiado. A Comissão Mista foi instalada em março do ano passado, mas teve os trabalhos suspensos em razão da pandemia.

Foto: Cleia Viana/ Câmara dos Deputados

Foto: Cleia Viana/ Câmara dos Deputados

O relatório do deputado propõe a extinção dos tributos PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS para instituí-los em o único imposto de bens e serviços (IBS).

“No lugar desses tributos, para modernizar e simplificar o sistema tributário, dar mais transparência aos cidadãos sobre o quanto lhes é cobrado a título de impostos, combater a regressividade tributária, findar a guerra fiscal, instituímos o imposto sobre bens e serviços que será complementado pelo imposto seletivo”, destacou.

Contudo, o presidente prometeu continuar com os trabalhos até então realizado pela comissão.

“Tivemos um conjunto de reflexão já avançada. Nada se desperdiça no Congresso Nacional. O relatório final da Reforma, sem dúvida, irá incorporar a alguns pontos do relatório do Aguinaldo, não tenham dúvidas disso, senão a sua grande parte”, disse.

Já o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), discordou de público da atitude de Lira e elogiou o trabalho da Comissão Mista afirmado que os integrantes haviam feito um trabalho longo e que seria razoável e inteligente concluir o trabalho efetivado com a apresentação do parecer do deputado Aguinaldo Ribeiro.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube