CRM/PB se posiciona sobre regulação acerca da Covid-19 em Campina Grande

Da Redação. Publicado em 24 de maio de 2021 às 23:41.

Foto: Reprodução/ TV Paraíba

Foto: Reprodução/ TV Paraíba

Uma reunião realizada na tarde dessa segunda-feira, 24, em Campina Grande, avaliou a regulação dos leitos nos hospitais municipais e estaduais na cidade. Segundo o Conselho Regional de Medicina, há problemas na comunicação referente aos dados de regulação dos leitos, o que pode ter causado o episódio de recusa de pacientes em Campina Grande, vindo do Sertão e Cariri, na última semana.

Na ocasião, estes pacientes tiveram que ser encaminhados para João Pessoa, pois informações  davam conta de que não havia leitos de enfermaria disponíveis no Hospital de Clínicas e nem no Pedro I.

Conforme o representante do CRM, que participou da reunião, Bruno Leandro, a regulação tem que ser muito eficiente, para que nenhum paciente deixe de ser atendido e é necessário haver uma boa comunicação entre as redes.

De acordo com o médico, o que ficou entendido na reunião foi que será necessário que o município e o estado realizem uma reserva técnica de leitos, para atender demandas de pacientes de outras localidades.

– Existiu uma pactuação previa entre estado e município,  pelo que entendemos, o Hospital Pedro I tem 90  leitos de enfermaria, sendo que 20 deles vão  ficar como reserva técnica bloqueados por pacientes que estão lá, por demanda espontânea, e tem 60 leitos de UTI, onde 10 também ficarão bloqueados. Essa justificativa é para que pacientes que dependam do atendimento do Pedro primeiro, tenham a garantia de atendimento mais especializado se houver necessidade – disse.

Mesmo havendo a reserva, de acordo com o médico, se o Estado precisar dos leitos para pacientes de outros municípios, deverão ser disponibilizados.

Participaram da reunião solicitada pelo Ministério Público da Paraíba, o CRM, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Estadual de Saúde, e diretores dos hospitais.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube