Covid-19: Secretário destaca pesquisa para compreender efetividade de vacina

Da Redação. Publicado em 27 de maio de 2021 às 13:14.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O secretário executivo de Saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi, esclareceu, durante entrevista concedida a uma emissora de rádio campinense, sobre um projeto de pesquisa de vacinação que visa analisar o ambiente do município de Sousa, no Sertão paraibano.

O estudo pretende compreender a efetividade da vacina Pfizer em um país do hemisfério sul.

De acordo com o secretário, recentemente a Secretaria Estadual de Saúde realizou uma expansão das possibilidades de vacinação com o imunizante da Pfizer para 10 cidades paraibanas, entre elas Sousa, sede da 3ª macrorregião de Saúde.

O gestor destacou que a cidade sertaneja tem uma taxa de transmissibilidade do novo coronavírus bem elevada, acima de 3.

“Se transforma em um ambiente adequado metodologicamente para uma pesquisa, para que a gente possa fazer um estudo de efetividade da vacinação na população, obviamente acompanhado das testagens, necessárias para se saber quem estava doente previamente, o que aconteceu com essas pessoas depois que tomaram as vacinas […]”, ponderou.

Beltrammi destacou a importância da compreensão de como o vírus está circulando na população e depois amostralmente analisar entre os vacinados como a doença se comportou, se houve casos, internações, vidas perdidas, dentre outras questões que norteiam a pesquisa.

“Não é possível dizer ainda quando começa, porque isso está em avaliação pelo Ministério da Saúde. O secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, faz a propositura e o último decisor é quem comanda o Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19, entendendo que também precisa existir um interesse, uma anuência, do laboratório Pfizer BionTech”, finalizou.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube