Covid-19: executivo de Saúde repassa informações sobre o novo decreto estadual

Da Redação*. Publicado em 20 de maio de 2021 às 10:54.

Foto: Paraibaonline

Foto: Paraibaonline

O secretário executivo de Saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi, informou que o novo decreto estadual para medidas de proteção contra a Covid-19 levou em consideração os dados da 25ª avaliação do plano novo normal, que demonstraram que 163 municípios na Paraíba estão em bandeira laranja e vermelha.

De acordo com ele, para esses municípios haverá um conjunto de medidas específicas, como a limitação no funcionamento de bares, restaurantes, lojas de conveniência até as 16 horas, a redução da quantidade de pessoas em cultos, sendo permitido no máximo 30% da capacidade.

Os estabelecimentos do setor de serviços e o comércio poderão funcionar até dez horas contínuas por dia, sem aglomeração de pessoas nas suas dependências, e as atividades da construção civil poderão ocorrer das 6h30 às 16h30.

Além disso, voltam a se intensificar todo o processo de fiscalização entre o Procon, os guardas municipais, a Polícia Militar e secretarias de saúde com as suas vigilâncias.

“Essas medidas são absolutamente fundamentais para que a população possa seguir protegida em um momento em que a transmissibilidade do vírus está extremamente elevada. Um conjunto importante de 107 cidades da Paraíba tem uma transmissibilidade acima de 1.5, o que significa que cada 100 pessoas conseguem transmitir o vírus para outras 150”, explicou.

Ele informou também que houve um crescimento muito importante no número de internações hospitalares entre os dias 17 e 18 de maio, em que 102 pessoas chegaram a ser internadas em um só dia, o que representa uma internação a cada 14 minutos.

“A situação exige que nós possamos tomar as medidas protetivas proporcionais e, claro, fica a recomendação: use máscara quando estiver fora de casa, conviva apenas com quem você mora e com quem você trabalha, com segurança. Neste momento, a prioridade é salvar vidas”, finalizou.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube