Vacinação contra a Covid-19 segue até 20h deste sábado em João Pessoa

Da Redação com Secom/JP. Publicado em 1 de maio de 2021 às 16:14.

Paraíba Online • Vacinação contra a Covid-19 segue até 20h deste sábado em João Pessoa

Foto: Secom/JP

A Prefeitura de João Pessoa segue vacinando os grupos prioritários contra a Covid-19, neste sábado (1º), até às 20h, em quatro pontos de imunização no modo drive thru.

Quem tomou a primeira dose da CoronaVac até o dia 4 de abril, independente da idade, pode procurar o drive thru do Santuário Mãe Rainha (Aeroclube) e do Mangabeira Shopping (Mangabeira) para receber a dose de reforço.

Nos postos drive thru no Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB), está sendo aplicada a primeira dose da vacina Astrazeneca/Fiocruz para trabalhadores de saúde a partir dos 40 anos de idade e pessoas com comorbidades que tenham 50 anos ou mais.

As comorbidades deste público incluem hipertensão, diabetes mellitus, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos imunossuprimidos, pessoas com obesidade grau 3 – IMC >40.

Foram incluídos, também, hemofílicos a partir dos 18 anos de idade e mulheres com comorbidades que estejam gestantes ou puérperas.

Acompanhada pela família, uma das gestantes que procurou o posto da UFPB, neste sábado, foi a estudante Vanessa Correia, de 27 anos, que é imunossuprimida e está com 27 semanas de gestação.

Ela se emocionou ao tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19. “Me sinto muito feliz, pois é um momento de muita esperança não só para mim como para minha família. E digo para que outras gestantes não tenham medo de se vacinar”, disse.

Quem também tomou a primeira dose da vacina foi Maria da Penha Feitosa, 56 anos, hipertensa. A aposentada procurou o posto instalado no Centro Cultural Tenente Lucena, em Mangabeira.

“Agora me sinto mais aliviada. Foi uma espera que valeu a pena. Além disso, fui muito bem atendida pela equipe desde a fila até o momento da vacinação. Estão todos de parabéns”, elogiou.

A coordenadora da vacinação no local, a psicóloga Joana Coelho, contou que é gratificante poder trabalhar na campanha e compartilhar esse momento com a população.

“É cansativo fisicamente, mas é revigorante ver a felicidade e a emoção no rosto das pessoas ao serem imunizadas. Todos que estamos aqui trabalhando perdemos alguém para a Covid-19, seja um familiar, amigo ou colega, e isso só nos dá mais força para continuar”, afirmou.

A dona de casa Maria Durcely Mendes, 60 anos, foi até o posto drive thru do Santuário Mãe Rainha para completar o esquema vacinal e saiu de lá devidamente imunizada.

“Só tenho a agradecer, pois agora estou protegida. Espero que todos tenham essa oportunidade”, comemorou.

Trabalhadores de cemitérios – Neste sábado, também foram vacinados com a primeira dose os funcionários de cemitérios da Capital, com 40 anos de idade ou mais.

A primeira foi Maria Cininha Freire, 51 anos, auxiliar de administração do cemitério Senhor da Boa Sentença.

“Por conta de onde trabalho, vi a tristeza de muitas famílias que perderam seus entes queridos para essa doença. Por isso, meu sentimento é de gratidão a Deus por estar aqui hoje viva e tomando a vacina”, disse.

Assim como ela, Alberto Machado, funcionário do cemitério Santa Catarina, tomou a primeira dose do imunizante. “É uma sensação muito grande de alívio e esperança. Quero agradecer ao prefeito Cícero Lucena por estar conduzindo tão bem a vacinação em nossa cidade e por nos das esta oportunidade”, disse.

O secretário executivo de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Ubaldo Pequeno, também parabenizou o prefeito Cícero Lucena e a Secretaria Municipal de Saúde pelo trabalho executado na campanha de vacinação.

“Em primeiro momento, foram imunizados os coveiros e agora os demais funcionários dos cemitérios, que têm contato direto com os coveiros e os familiares das vítimas de Covid, ficando agora todos os agentes públicos desta área protegidos pela vacina e isso tudo de acordo com o plano de imunização nacional”, afirmou.

Agendamento – A Secretaria Municipal de Saúde alerta para a localização de cada público para não haver confusão na procura pelo imunizante. Para facilitar a identificação do local, insiste na priorização do agendamento através do aplicativo Vacina João Pessoa ou no site vacina.joaopessoa.pb.gov.br.

Com o agendamento, o cidadão garante que será vacinado no local indicado, com agilidade e segurança. Aquelas pessoas que tiverem dificuldades com a ferramenta eletrônica podem ir até os postos de vacinação para receber ajuda nessa operação, porém, terão de se submeter à fila específica sem a certeza de tomar a vacina, devido à limitação da oferta de imunizantes.

Documentação exigida – Quem for tomar a vacina é imprescindível levar documento oficial com foto, cartão do SUS, CPF e comprovante de residência.

Os trabalhadores de saúde devem portar, ainda, uma declaração do local de trabalho ou contracheque e carteira do conselho correspondente.

É necessário que levem cópia da documentação que comprova a comorbidade do paciente, pois ela ficará retida para posterior apuração por Comissão da Secretaria Municipal de Saúde e demais órgãos de fiscalização, a exemplo do Ministério Público. Quem for tomar a segunda dose deve levar o cartão de vacinação com a primeira dose indicando a data até 4 de abril (para Coronavac).

Transporte gratuito – As pessoas que precisarem se deslocar de um bairro a outro para tomar a vacina, podem utilizar os serviços gratuitos dos aplicativos 99 e Uber, em parceria com a Prefeitura de João Pessoa e Governo da Paraíba, respectivamente. Para garantir o acesso ao serviço da 99, o cidadão que usar a plataforma deverá acessar o aplicativo na categoria 99 Pop e inserir o código promocional ‘Promocodes’, que será destinado exclusivamente para o transporte até os pontos de vacinação em João Pessoa.

Solidariedade – Os postos de vacinação também estão abertos, nesses dias de luta contra a Covid-19, para receber as doações de alimentos não perecíveis.

Após a arrecadação, eles serão distribuídos com instituições de caridade e famílias necessitadas, atingidas pelos efeitos dessa pandemia. A arrecadação e a distribuição integram uma iniciativa conjunta da Prefeitura de João Pessoa e do Governo do Estado.

POSTOS DE VACINAÇÃO

Coronavac (2ª dose) – Quem tomou a 1ª dose até 4 de abril

Drive thru – 8h às 20h
Santuário Mãe Rainha (Aeroclube)
Mangabeira Shopping (Mangabeira)

Astrazeneca (1ª dose)
– Trabalhadores de saúde a partir de 40 anos
– Pessoas com comorbidades (hipertensão, diabetes mellitus, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos imunossuprimidos e pessoas com obesidade grau 3 – IMC >40) a partir de 50 anos
– Hemofílicos com mais de 18 anos
– Gestantes e puérperas com comorbidades

Drive thru – 8h às 20h
Unipê (Água Fria)
UFPB – acesso pelo HU (Castelo Branco)

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube