Vídeo: governador da PB explica falta de vacinas contra a Covid-19

Da Redação. Publicado em 14 de abril de 2021 às 22:26.

Foto: Secom/PB

Foto: Secom/PB

O governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania), se pronunciou, durante entrevista concedida à TV Itararé, sobre os problemas envolvendo a falta de vacinas contra a Covid-19 e os atrasos na aplicação da segunda dose do imunizante produzido pelo Instituto Butantan.

Ele afirmou que o cronograma do Ministério da Saúde apontava o envio de doses semanalmente, e que essa garantia pode ter impacto e induzido o planejamento dos gestores públicos.

– Eu acredito que essa projeção que o Ministério fez, ainda na gestão do ministro (Eduardo) Pazuello, era em função de um cronograma de recebimento que não se concretizou. Essa é a grande dificuldade que os estados estão passando atualmente. E essa garantia que o Ministério deu, de que teríamos semanalmente uma quantidade de doses que traria uma normalidade para a segunda dose, gerou uma expectativa para os gestores, que abriram novas faixas dentro do plano dos grupos prioritários. É uma associação de fatos que levou a isso – opinou.

Sobre os episódios de grandes filas e aglomerações nos postos de saúde e nos pontos de vacinação, verificadas principalmente em João Pessoa, o governador afirmou que a disseminação de notícias falsas sobre uma possível falta de vacinas gerou uma situação de medo e incerteza na população.

– Infelizmente, nós estamos em um momento em que as redes sociais, que tanto ajudam na divulgação das coisas, também atrapalham, porque circulou nas redes a informação de que faltaria vacina e muitas pessoas foram aos postos de vacinação. Tivemos até casos de pessoas que tinham poucos dias de vacinadas e já queriam tomar a segunda dose (antes do prazo) porque alguém teria dito que ia faltar a vacina. Esse tipo de disseminação de informação falsa também contribui muitas vezes para essas filas grandes – lamentou Azevêdo.

Confira o trecho da entrevista:

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube