Sisu: protesto de estudantes por reabertura do prazo de matrículas na UFCG tem desfecho feliz

Da Redação*. Publicado em 22 de abril de 2021 às 10:17.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Alguns estudantes aprovados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para ingresso na Universidade Federal de Campina Grande procuraram a reportagem da Rádio Caturité FM para relatar um problema que estava sendo enfrentado por cerca de 70 alunos. Segundo os relatos, o prazo de matrícula por meio do Sisu, que será finalizado nesta sexta-feira, 23, teve o término antecipado pela universidade.

Com isso, mesmo com o sistema permitindo a matrícula em nível nacional, a UFCG estava com um calendário de ingresso destoante do nacional. Segundo uma das representantes dessa turma e presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Daiane Araújo Lopes, a justificativa da Reitoria era uma possível otimização das matrículas.

– O calendário do próprio Sisu segue até esta sexta, mas a UFCG antecipou as matrículas para o último final de semana, sob a justificativa de que seria um período com menor risco de comprometimento da efetividade do processo devido à alta demanda no site da instituição. Mas acontece que faltou divulgação de forma ampla, e muitos alunos acabaram perdendo esse prazo – descreveu.

No tocante ao protesto, a representante alegou que a única coisa que os alunos queriam era a reabertura desse processo, até a data instituída pelo Sisu. Para isso, caso não houvesse resposta, eles iriam recorrer até a medidas judiciais, o que não será necessário.

Após todas essas reclamações, a pró-reitoria da UFCG emitiu um comunicado informando que as matrículas seriam reabertas da zero hora desta quinta-feira, 22, até o meio-dia da sexta, 23.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube