Fechar

logo

Fechar

Semana Santa: especialista dá dicas para compra e preparo dos pescados

Da Redação*. Publicado em 1 de abril de 2021 às 10:56.

Foto: Paraibaonline

Foto: Paraibaonline

Como é tradicional na Semana Santa, o comércio de peixes, pescados e crustáceos tende a predominar um pouco mais nos supermercados, mercados públicos e feiras livres.

Em entrevista à rádio Caturité FM, nesta quinta-feira, 1°, a tecnóloga e gastróloga Katcilanya Menezes deu dicas para a compra de um bom produto, destacando alguns pontos que precisam ser analisados.

– A primeira coisa a se observar, ter atenção, é o cheiro. Um peixe mais fresco, em estado melhor, ele não tem um cheiro forte. Evite aqueles que estão expostos ao sol, ao ambiente. Prefira os mais congelados – comentou.

Ela seguiu com as orientações.

– Outro ponto seria tocar, usar o tato mesmo, tocar no pescado. Aperta ele e vê se o ‘buraco’ que ficará no local onde você colocou o dedo vai sumir logo. Mostrando uma elasticidade do peixe. As escamas, é importante que elas estejam bem firmes. Que não se soltem logo. E observe também os olhos do animal. Se eles estão brilhantes. Quanto mais, melhor – destacou.

Além das dicas na hora da compra, a especialista apontou alguns cuidados que devem ser adotados na hora do preparo.

– O ideal é congelar bem, lavar bem. No caso de congelar, vale lembrar que a qualidade do pescado começa a se alterar após mais de um dia de congelado. Então, caso possível, compre e prepare no mesmo dia – mencionou.

Outra dica relatada por Katcilanya foi a atenção também com os crustáceos.

– Já sobre os crustáceos, uma dica muito simples: compre sempre em um lugar onde você conheça a procedência – destacou.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube