Fechar

logo

Fechar

Semana Santa chegando; Confira combinações de vinhos com chocolate e frutos do mar

Da Redação. Publicado em 1 de abril de 2021 às 16:54.

O especialista em vinhos Danilo Coutinho detalhou as principais categorias da bebida, além de comentar sobre a temperatura ideal e algumas combinações com alimentos que comumente são consumidos durante a Semana Santa, em entrevista a uma emissora de rádio campinense.

Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

De acordo com ele, são três os principais estilos de vinhos, os espumantes, que têm a adição de dióxido de carbono, os tranquilos, que não possuem a adição do gás, e os fortificados, que possuem uma adição de aguardente vínica.

“Quando a gente fala desses estilos principais, preferências pessoais importam. Têm pessoas que preferem o sabor mais amargo, ai têm os vinhos secos; têm pessoas que preferem vinhos mais refrescantes, como estamos na Paraíba e é calor, então é muito essa questão dos vinhos refrescantes com acidez mais elevada, aí entra o vinho branco, os espumantes, e também alguns roses. Vai muito de gosto”

Outro ponto desmistificado pelo sommelier foi a temperatura ideal da bebida.

“Existe um grande mito quando a gente fala de temperatura que algumas pessoas dizem que os vinhos precisam ser consumidos em temperatura ambiente, mas isso vem lá da Europa, mas a temperatura ambiente lá é bem diferente da nossa aqui, principalmente aqui no Nordeste”.

Coutinho elencou, então, as seguintes situações:

– Os espumantes, por serem mais leves, o ideal é que você sirva entre 6 e 8 graus;

– Os brancos podem ser entre 6 a 10 graus;

– Os rosés de 8 a 12 graus;

– Os tintos variam de 13 graus, os mais leves, até os 18 graus, os mais encorpados.

Já em relação a combinações com alimentos, Danilo destacou que a doçura é um pouco “inimiga” dos vinhos, porque ela faz com que eles pareçam mais secos, menos doces.

“Nós estamos antecedendo a semana da Páscoa, têm muitas sobremesas, chocolates, ovos de páscoa, e têm vinhos específicos para isso. Para o chocolate são ideais vinhos que tenham doçura semelhante ou maior, se eu tiver um vinho com doçura equiparada vai dar certo”.

Um vinho fortificado do Porto, ou um vinho Suíte, que é um vinho mais doce, porém quando vamos para chocolates de 50% para cima de cacau eles aguentam sim vinhos de Cabernet, Sauvignon, Malbec, dentre outros”.

Sobre peixes e frutos do mar, outro “mito” foi desmistificado pelo especialista, o de que eles só combinam com vinhos brancos.

“Lógico, é muito mais fácil indicar o branco, porque sei que vai dar certo, porém existem vinhos tintos que combinam e harmonizam perfeitamente com o peixe. Lá em Portugal as pessoas consomem o bacalhau com vinho tinto, tem que saber qual vinho tinto combinar, um mais leve como por exemplo um Pinot noir ou até um Merlot”.

Por fim, Danilo disse que, apesar do preconceito que há com os vinhos nacionais, o Brasil produz alguns excelentes.

“Inclusive no Nordeste nós temos ali no Vale do São Francisco vinhos bem conceituados e premiados. Estamos aguardando a denominação de origem que vai testar essa qualidade dos vinhos, e acredito que até o mês que vem nós receberemos esse título e seremos a primeira indicação geográfica de vinhos tropicais do mundo”, finalizou.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube