Radialista pessoense morre aos 79 anos

Da Redação com Ascom. Publicado em 17 de abril de 2021 às 19:16.

Paraíba Online • Radialista pessoense morre aos 79 anos

Foto: Ascom

No radialismo paraibano, ele, João Almeida Tourinho (radialisticamente conhecido simplesmente como João Almeida), fez parte da antiga (ainda AM) Rádio Arapuan, então dirigida pelo mais importante nome do rádio no estado da Paraíba, jornalista Otinaldo Lourenço, e que tinha sede na rua Duque de Caxias, depois passando para a Avenida Almirante Barroso.

Agora, e já há alguns anos, sob o comando do empresário João Gregório e com tecnologia FM, a Rádio Arapuan tem sua sede na avenida Odon Bezerra, onde está ampliada como um dos mais importantes Sistemas de Comunicação da Paraíba, compreendendo rádio, televisão e portal.

João Almeida, entre os anos 1964/1970, por designação de Otinaldo Lourenço, desenvolveu as funções de diretor artístico da emissora, tendo, ao seu lado, outros comunicadores bem conceituados a exemplo de Ericinou Faustino (“o homem da publicidade”), afora também, na falta dos respectivos titulares, atuar como locutor/apresentador de programas como “Antena Política” e “Dramas e Comédia da Cidade” (as maiores audiências da época).

Mas, nas manhãs dos domingos ele – João Almeida – tinha um programa próprio em que ele era o titular como produtor e apresentador: “Rádio Revista X-2”. Este programa entremeava a boa música “própria para o sol pessoense” com a informação sobre “os recreios da cidade”, portanto divulgando as várias opções dos pessoenses e visitantes para usufruírem um “bom dia” na capital paraibana.

Circunstâncias familiares levaram-no para São Paulo. Jamais João Almeida pensara em deixar João Pessoa, cidade em que nasceu em 23 de fevereiro de 1942 e pela qual sempre foi apaixonado. Estudou no Liceu Paraibano e também cursou no Seminário de Lagoa Seca, “pra ser padre”, após o período preparatório frequentado no Seminário São Pedro Gonçalves, aqui em João Pessoa.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube