Fechar

logo

Fechar

Procon Paraíba celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Da Redação com Ascom. Publicado em 2 de abril de 2021 às 17:15.

Foto: Ascom

A Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor, Procon PB, celebra o dia de hoje, 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data tem o objetivo de tornar comum à todos, informações sobre o autismo e assim diminuir o preconceito e a descriminação que pessoas com esse transtorno neuropsiquiátrica sofrem.

Não só hoje, mas o mês de abril ganha uma coloração em tom de azul pela conscientização do autismo. O Abril Azul destaca o transtorno do espectro autista (TEA), um distúrbio neurológico que pode afetar as áreas comportamentais, de comunicação e interação social. Além disso, o autista pode ou não ter alguma deficiência intelectual.

Em alguns casos, pessoas portadoras do transtorno surpreendem pela inteligência e são chamadas de autistas de alto funcionamento.

A campanha tem o papel de mostrar as características desta condição especial, destacando que não é uma doença, ou seja, não é contagiosa e ninguém precisa se afastar de um autista. Pelo contrário: é preciso entender para incluir, ajudar e socializar.

O autismo atinge 1 em cada 160 crianças no mundo. Aqui no Brasil, estima-se que existam cerca de 2 milhões de autistas. O diagnóstico ocorre geralmente entre 2 anos e meio a 3 anos, e apesar de não ter cura, terapias, medicamentos e é claro, muito amor podem proporcionar qualidade de vida para os autistas.

Outrossim, que fique de alerta, operadoras de plano de saúde não pode impor limite no número de sessões de tratamento de criança autista, ainda que prevista em contrato, é prática abusiva, pois coloca o consumidor em posição de desvantagem, limitar o atendimento faz com que o Plano de Saúde descumpra o objeto do contrato, que é a saúde do consumidor.

Para mais informações ou dúvidas, entre em contato através do WhatsApp (83) 98618-8330, ou disque 151 gratuito. Se preferir, visite nosso site: www.procon.pb.gov.br ou as redes sociais: Instagram ou Facebook: @proconpb e Twitter: @procongovpb.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube