Fechar

logo

Fechar

Prefeitura de João Pessoa oferece atendimentos fonoaudiólogos em Policlínicas

Da Redação com Secom/JP. Publicado em 17 de abril de 2021 às 7:47.

Foto: Secom/JP

Foto: Secom/JP

Problemas na voz são comuns e essenciais de tratamento, já que a fala é algo essencial para a nossa vida. Nesta sexta-feira (16), data em que é comemorada o Dia Mundial da Voz, uma Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), reforça que oferece atendimento de fonoaudiologia à população no Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais).

Para ter acesso ao serviço, o paciente deve procurar uma Unidade de Saúde da Família (USF) de sua região, onde será encaminhado para o atendimento com um fonoaudiólogo nas Policlínicas de Jaguaribe, Mandacaru, Mangabeira, das Praias e da Pessoa Idosa. Chegando lá, ele será avaliado pelo fonoaudiólogo para que o tratamento adequado seja iniciado.

De acordo com a fonoaudióloga da Policlínica das Praias, Emanuelle Araújo, é muito comum a procura do serviço por pessoas que requeiram problemas vocais, sobretudo para aqueles que estão diretamente com o uso da voz, como músicos e professores.

“Nós recebemos muitas pessoas com nódulos vocais, que são pequenas feridinhas nas cordas vocais. Nós avaliamos o caso por caso e decidimos pelo melhor tratamento para restabelecê-lo o mais rápido possível. Normalmente são aulas semanais, onde fazemos exercícios e condutas fonoaudiológicas ”, explicou a profissional.

Emanuelle Araújo deu algumas dicas para evitar problemas vocais. Segundo ela, é importante ingerir bastante líquido ao longo do dia, evitar alimentos gordurosos, dormir bem, além de outros cuidados.

Dia Mundial da Voz –De acordo com a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, a celebração foi dada no Brasil, em 1999, com objetivo de dar visibilidade aos cuidados com a voz. A partir de 2003, o dia passou a ter expressão internacional, com diversos eventos organizados também em outros países da América, Europa e Ásia.

Confira dicas para evitar problemas com a voz:
– Beba mais de 2 litros de água por dia;
– Não faça automedicação quando sentir algum desconforto na voz;
– Evite o consumo de gorduras, condimentos e refrigerantes;
– Evite o consumo de bebidas alcoólicas;
– Não fume;
– Consuma café de forma moderada;
– Evite passar muito tempo em ambientes poluídos;
– Evite gritar ou alterar o tom de voz

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube