PMJP promove projeto de contação de histórias para crianças

Da Redação com Secom/JP. Publicado em 21 de abril de 2021 às 19:10.

Paraíba Online • PMJP promove projeto de contação de histórias para crianças

Foto: Secom/JP

Com o objetivo de levar contação de histórias para as crianças da Educação Infantil da Rede de Ensino de João Pessoa, a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), por meio da Diretoria de Ensino, Gestão e Escola de Formação (Degef), firmou uma parceria com a Estação Ciência através do projeto ‘Zezinho Contação’.O projeto começou a funcionar esta semana.

Semanalmente será enviada uma história em vídeo para que cada Centro de Referência de Educação Infantil (Crei) possa socializar com os professores para uso pedagógico.

Fica a cargo de cada instituição criar os desdobramentos pedagógicos a partir das histórias. Os professores, por sua vez, encaminham os vídeos para os WhatsApp das famílias.

“Quando a comunicação se dá através da contação de histórias, nosso centro de percepção é o auditivo e uma característica da percepção auditiva é que ela nos proporciona a experiência de unidade. O som nos invade por todos os lados e passa através de nós, pois estamos no centro do campo sonoro. Convidem as crianças a viverem essa experiência e expressarem suas percepções, ou apenas se deleitarem na estética que se concretiza na medida em que a performance se desenvolve na poética da voz do contador”, disse a coordenadora do Departamento de educação Infantil da Cedec, professora Maria Sonaly Machado de Lima.

O projeto vai mostrar histórias que vão trabalhar o tema cuidar, seja cuidar do próximo ou da natureza. Além do entretenimento, ‘Zezinho Contação’ busca levar um aprendizado de forma lúdica às crianças.

“Os alunos irão conhecer histórias como ‘O pássaro que não cantava’. Vai retratar a história de um menino que encontra um pássaro, o prende e percebe que esse pássaro ele fica triste porque tá preso na gaiola. Então, a criança resolve soltá-lo. Um outro vídeo é em homenagem aos índios que retrata a preservação da natureza como os rios voadores”, explicou o idealizador do projeto, Carlos Souza.

Idealizadores do projeto – Carlos Souza é arte-educador, ator e contador de histórias desde 2008 na Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes.

Wellandro Duarte também é arte-educador, ator e com licenciatura plena em História. Ele é o responsável pela manipulação do boneco Zezinho.

Zezinho – o nome surgiu de um apelido carinhoso do nome do idealizador do projeto, José Carlos, chamado de Zé ou Zezinho pelas pessoas.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube