PMJP oferta serviço de prevenção e tratamento para obesidade

Da Redação com Secom/JP. Publicado em 2 de abril de 2021 às 17:45.

Paraíba Online • PMJP oferta serviço de prevenção e tratamento para obesidade

Foto: Kleide Teixeira/Secom JP

A Organização Mundial da Saúde define como obesidade o excesso de gordura corporal, em quantidade que determine prejuízos à saúde de uma pessoa podendo levá-la a desenvolver várias doenças.

Mas quem sofre com excesso de peso pode buscar ajuda na rede municipal de saúde de João Pessoa, que tem serviços que auxiliam na prevenção e no tratamento da obesidade.

“A obesidade é fator de risco para doenças crônicas não transmissíveis como diabetes, hipertensão arterial, cardiovasculares, alguns tipos de câncer, doenças musculoesqueléticas e eleva riscos para complicações da Covid-19”, alerta a coordenadora da Área Técnica de Doenças Crônicas da Prefeitura de João Pessoa, Ana de Lourdes de Souza.

A profissional explica que a linha de cuidado de sobrepeso e obesidade pela rede pública de saúde começa já no atendimento na atenção primária, com acolhida desse indivíduo por uma das 203 equipes de saúde da família (ESF).

“O cuidado é iniciado com a oferta de avaliação clínica, laboratorial, terapia com práticas integrativas, encaminhamento para atividades físicas em academias de saúde ou com o projeto João Pessoa Vida Saudável e atividades com a equipe multiprofissional do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF)”, detalha a coordenadora.

Para os pacientes que apresentam comorbidades é disponibilizado também atendimento médico especializado com endocrinologistas, cardiologistas, psiquiatras, psicólogos e nutricionistas. Estes atendimentos são agendados pela central de regulação do município.

Ana de Lourdes de Souza detalha que a obesidade é uma doença crônica, caracterizada pelo aumento do peso corporal – é considerado obeso os indivíduos com índice de massa corporal (IMC) acima de 30kg/m². Segundo o caderno de atenção básica nº38 do Ministério da Saúde, os indivíduos que apresentam IMC de 25kg/m² a 29,9kg/ m² apresentam sobrepeso e já requerem atenção especial.

“No município de João Pessoa, orientamos os profissionais das equipes de saúde da família para acolherem estas pessoas o mais precoce possível, ofertando ações que promovam modos de vida saudáveis, buscando manutenção ou a recuperação do peso saudável”.

A adoção de hábitos de vida saudáveis, como a prática de atividades físicas regulares e alimentação adequada (baixa ingesta de sal, gordura saturada e açúcares), aumentando o consumo de alimentos in natura ou minimamente processados também ajudam a evitar ou reverter alguns dos danos que a obesidade causa.

Atividade Física – Quem já enfrenta problemas relacionados à obesidade pode contar ainda com o apoio do programa João Pessoa Vida Saudável. O objetivo é contribuir para evitar doenças crônicas não transmissíveis através da prática regular de atividade físicas.

A coordenadora do programa, Ellen Correia, explica que devido à pandemia as atividades presenciais foram suspensas, mas que através das redes sociais são passadas diariamente dicas nutricionais e informações sobre hábitos de vida saudável.

O programa trabalha em parceria com as unidades de saúde para realizar atividades voltadas especificamente para pessoas obesas. “A gente faz avaliação física funcional e tem uma atenção maior com os obesos, dando orientação e encaminhamentos, além de aulas adaptadas”, informou Ellen Correia.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube