Paraíba aponta aumento de 61% em mortes de gestantes que contraíram a Covid-19

Da Redação de João Pessoa (Hacéldama Borba). Publicado em 27 de abril de 2021 às 17:29.

Foto: Ascom

Foto: Ascom

O secretário executivo de Saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi disse que é preocupante o número de mortes de mulheres que contraíram a Covid-19 durante a gestação.

Somente este ano, 11 mulheres morreram em decorrência da doença. Os números refletem os riscos que as gestantes enfrentam quando são acometidas pelo vírus.

No ano passado, o número foi de 18% de vidas perdidas entre as grávidas e este ano subiu para 61% o percentual de mulheres que tiveram a doença e foram hospitalizadas e não resistiram ou sofreram abortos em consequência da Covid-19.

“Fica uma alerta muito importante: a interação do vírus com o processo de gravidez eleva riscos que são característicos da própria gravidez, a exemplo da chance de formação de trombos e de outras complicações quando as mulheres gestantes têm outras doenças como pressão alta, diabetes, além dos riscos de sangramento e também da perda gravídica, ou trabalho de parto prematuro”, destacou.

O conselho é que as mulheres evitem ficar grávida neste momento de pandemia e para as que já estão grávidas, é importante que cuidem da alimentação para aumentar a imunidade, além dos cuidados sanitários de praxe como o uso de máscara, lavar sempre as mãos e evitar sair de casa, como também evitar fazer as famosas festas de revelação do bebê para não aglomerar, evitando assim o contato com alguém que esteja assintomático.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube