Mês de Segurança do Paciente é encerrado no Complexo de Patos

Secom/PB. Publicado em 30 de abril de 2021 às 19:18.

Foto: Ascom

Foto: Ascom

A campanha Abril Pela Segurança do Paciente, criada para que as instituições de saúde revisassem estratégias e ações que busquem aumentar a Segurança do Paciente, foi encerrada no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), de Patos.

Com o lançamento de uma ação de arrecadação de materiais de higiene pessoal e roupas para pacientes e acompanhantes em situação de vulnerabilidade social, com corte de cabelo para os pacientes nas enfermarias e um momento de louvor e congraçamento respeitando as normas vigentes de não aglomeração e distanciamento seguro.

Durante todo o mês de abril, a unidade realizou várias ações reforçando condutas e debatendo a importância de ter uma atenção mais que especial com o paciente.

A programação incluiu rodas de conversas com acompanhantes, pacientes e profissionais, campanhas internas, a exemplo da “Adorno Zero” e palestras com temas diversos, tais como, “Seis metas internacionais de segurança do paciente”, “Importância do Uso de EPI’s”, “Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos”, “Reduzir risco de queda e lesão por pressão”, “Pneumonia e mudança de decúbito, fatores de risco e estratégias para a prevencão” e “Higienização das mãos para prevenir infecção”.

Todas as atividades foram realizadas em conjunto pelo CCIH, Núcleo da Segurança do Trabalho juntamente com o Serviço Social da unidade, envolvendo também todas as coordenações de setores e a direção Administrativa, Técnica e Geral do Complexo.

“Foi um mês de muitas atividades e reforço de ações e condutas importantes no que diz respeito ao trato com o paciente. Toda instituição de saúde deve ter um olhar especial e se preocupar com a qualidade e segurança da assistência ao paciente e ao reforçarmos isso não apenas em abril, mas neste mês com mais ênfase, estamos nos aperfeiçoando enquanto instituição. Nós não podemos esquecer que a segurança do paciente é um componente essencial da qualidade do cuidado a ele prestado”, destacou a Diretora Técnica do Complexo, Dra. Jaqueline Andrade.

O diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, participou do encerramento das atividades e reforçou a importância de tudo o que foi revisto durante a campanha ‘Abril Pela Segurança do Paciente’.

“Nós não podemos negligenciar quando o assunto é vidas humanas e aqui no Complexo lidamos com isso cotidianamente. Então, quanto mais capacitados e comprometidos estivermos com as nossas ações, mais segurança teremos ao executar nossas atividades”, disse Francisco, agradecendo o engajamento dos profissionais nas ações e a condução das atividades pelas equipes de todos os setores, especialmente, do CCIH, do Núcleo da Segurança do Trabalho e do Serviço Social da unidade.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube