Médica fala sobre a importância de se vacinar contra a gripe H1N1

Da Redação. Publicado em 10 de abril de 2021 às 10:51.

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

A médica Socorro Martins falou neste sábado(10), durante entrevista a uma emissora de rádio, sobre a importância da vacinação contra a Influenza A ou H1N1, que é mais conhecida popularmente como gripe.

A gripe pode ser leve e apenas causar febre, cansaço no corpo e tosse. Entretanto, ela também pode causar pneumonia grave, falência de órgãos e levar o paciente à morte.

– Vacinar contra a gripe pelo vírus Influenza configura uma das mais importantes ferramentas dentro do calendário ocupacional de vacinação. Essa é uma das doenças infectocontagiosas muito prevalentes durante o final do outono, que é o que está acontecendo agora, e o início do inverno- disse.

A Campanha Nacional contra a Influenza A inicia-se no dia 12 de abril e vai até 9 de julho.

Devem ser vacinados nos postos de saúde as crianças com 6 meses até 6 anos de idade, gestantes, puérperas (com filhos até 40 dias), povos indígenas e trabalhadores da saúde.

Neste período de maior incidência da doença, é aconselhável lavar mãos com água e sabão com mais frequência, cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir e espirrar e evitar sair de casa, caso apresente sintomas da doença.

É recomendável procurar um serviço de saúde imediatamente caso tenha dificuldade em respirar, tenha tonturas, vômito, lábios com a coloração azulada e arroxeada, dor ou pressão abdominal e no peito.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube