Hemocentro de Campina Grande alerta para queda nas doações de sangue com a pandemia

Da Redação. Publicado em 29 de abril de 2021 às 21:49.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

A coordenadora do Hemocentro de Campina Grande, Elilia Pombo, disse, em entrevista a uma emissora de rádio local, que o órgão está conseguindo atender a distribuição do sangue solicitado pelos hospitais, mas destacou que desde o início da pandemia há uma diminuição nas doações.

“Eu acho que até o pessoal já até cansou de me ouvir nas rádios e TVs solicitando que voltem a doar sangue, mas tem sido bem complicado a gente lidar com essa fase”, completou.

Elilia afirmou que todos os protocolos sanitários, como a utilização de máscara obrigatória e a higienização das mãos, estão sendo adotados na unidade. Além do agendamento, que pode ser feito via Whatsapp no telefone (83) 3344-5475.

Outro ponto destacado pela coordenadora é que as pessoas vacinadas contra Covid-19 tem apenas um impedimento temporário para a doação, sendo 48h para Coronavac, e 7 dias para Astrazeneca.

“Uma pessoa que esteja bem de saúde, não esteja com nenhum sintoma gripal, nesse momento a gente tem que observar muito bem, que tenha acima de 50kg e seja entre 16 e 69 anos, não pode ter bebido na noite anterior, tem que ter dormido bem e nos procurar muito bem alimentado”, elencou, enfatizando que homens podem fazer a doação de 3 em 3 meses e mulheres de 4 em 4 meses.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube