Espécie rara de tubarão é registrada pela 1ª vez na Paraíba

Da Redação*. Publicado em 14 de abril de 2021 às 11:13.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Equipamentos do Projeto Megafauna Marinha Ameaçada registraram pela primeira vez na Paraíba um tubarão-martelo-panã, que está ameaçado de extinção. O registro ocorreu no litoral de João Pessoa, e o vídeo divulgado por eles foi gravado no dia 21 de março.

O pesquisador Wilson Oliveira, um dos representantes do projeto, contou, durante entrevista à TV Cabo Branco, que o registro foi feito em uma distância de 30 km da costa e a uma profundidade de aproximadamente 50 metros.

“É considerada uma região de alto-mar, muito longe das nossas praias”.

As imagens do tubarão-martelo eram esperadas há muito tempo pelos pesquisadores, uma vez que as aparições são raras de acontecer, segundo Wilson.

“No litoral da Paraíba, a espécie mais comum é o tubarão-lixa, que vemos frequentemente em naufrágios e recifes naturais, e é um atrativo muito legal para mergulhadores, mas também temos outras espécies, como o tubarão-tigre, o cabeça-chata, o tubarão-raposa, e também temos relatos de cinco espécies de tubarão-martelo”, explicou.

O pesquisador destacou que, pelo vídeo, o animal é um macho e tem aproximadamente 2 metros de comprimento. Ele frisou que os banhistas não devem se preocupar, pois incidentes com tubarões no Estado são raros.

“O vírus que estamos enfrentando hoje é muito mais perigoso que os tubarões”, finalizou.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube