Delegada orienta mulheres sobre riscos de encontros marcados pela internet

Da Redação. Publicado em 29 de abril de 2021 às 22:15.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Em entrevista a uma emissora de TV, a delegada da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, Maria das Dores Coutinho, orientou como identificar comportamentos e situações de risco ao realizar encontros com desconhecidos pela internet.

“Tanto nos relacionamentos duradouros, como nos eventuais, é importante que se tenha alguns cuidados, porque muitas vezes você está do lado de alguém com perfil violento e que no dia a dia costuma mascarar essa face”, alertou.

Ela destacou que é preciso se atentar às condutas da pessoa que se está conhecendo, para então poder estabelecer qualquer que seja o tipo de relacionamento.

“Na maioria dos relacionamentos abusivos, seja na esfera afetiva ou de amizade, existe sempre um parceiro controlador, que faz promessas vazias. Então toda atenção é pouca neste sentido”, disse.

A delegada alertou que é importante que a mulher antes de ter contato com a pessoa, procure sempre não deixar claro suas rotinas e informações logo de início e orientou que as mulheres que forem realizar qualquer tipo de encontro com pessoas que conheceram através da internet, sempre informem a alguém próximo, seja familiar ou amigo, sobre com quem está se relacionando e também informações sobre o encontro.

“É necessário sempre estar conectado com alguém para que, caso aconteça algo, a pessoa de imediato possa acionar a polícia”, explicou.

Uma sugestão dada pela delegada é que haja um código entre a mulher e algum familiar ou amigo que saiba sobre o encontro, para que mesmo distante, em algum caso de violência, através de uma frase, emoji ou de outra forma discreta, a pessoa entenda o pedido de socorro e possa acionar a polícia.

Ela enfatizou que os primeiros encontros devem sempre ser realizados em locais públicos, com um maior fluxo de pessoas.

“Não se silencie. Caso você esteja em um local contra a sua vontade ou sendo impedida de sair, acione o 197 ou 180”, instruiu a delegada, enfatizando que as denúncias recebidas através da ligação são checadas assim que recebidas, evitando assim, que aconteça algo pior.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube