Covid-19: secretário estadual reforça que maior intervalo entre vacinas não causa perda da eficácia

Da Redação*. Publicado em 20 de abril de 2021 às 10:27.

Foto: Ascom

Foto: Ascom

A Secretaria de Saúde de Campina Grande teve que suspender a aplicação da 2ª dose para os idosos de 70 a 79 anos que estava prevista para essa semana. O motivo é falta de vacinas do tipo Coronavac, que foi o tipo usado na imunização de 1ª dose desse público.

Com essa pausa, nasce a preocupação de alguns idosos a respeito da perda do prazo previsto no cartão de vacinação para o recebimento da segunda dose. Mas, mais uma vez, o secretário executivo de Gestão em Redes de Saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi, reforçou que o adiamento dessa segunda aplicação, em alguns dias, não causa a perda de eficácia dos imunizantes.

– Um último estudo feito pelo fabricante da Coronavac no Brasil, que é o Instituto Butantan, apontou que as pessoas que receberam a segunda dose antes dos 21 dias preservaram a sua proteção contra a doença em torno de 50,7%. Mas as pessoas que receberam depois disso, ou seja, além desses 21 dias previstos, tiveram esse índice superior a 60% – explicou, em entrevista à rádio Caturité FM, nesta terça-feira, 20.

Para ilustrar essa situação, ainda com base em estudos, Daniel citou os casos de outras vacinas que possuem duas doses e um intervalo entre elas bem maior do que as da Covid-19.

– Isso não nos surpreende pelo seguinte motivo: isso está presente no nosso dia a dia. Quando nós somos crianças, tomamos algumas vacinas. Algumas delas, como é o caso da das hepatites, que possuem aplicação em duas doses, o intervalo entre elas é bem maior do que os 60 dias. Podemos citar a de rubéola também, que a segunda dose, a chamada de reforço, é administrada com 5 anos depois. Isso significa que essa distância é benéfica para a nossa imunidade.

Por fim, o secretário explicou que o que não pode acontecer de forma alguma é o “abandono da segunda dose. Não tomar em momento algum”, finalizou.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube