Covid-19: ministro elogia senadora por incluir grávidas e puérperas na prioridade da vacinação

Da Redação com Ascom. Publicado em 30 de abril de 2021 às 13:49.

A iniciativa da senadora Daniella Ribeiro (Progressistas) em apresentar um projeto de lei no Senado Federal pedindo a inclusão de grávidas e puérperas nos grupos prioritários de vacinação contra a Covid-19 foi reconhecida pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Ele disse que o Ministério da Saúde viu o projeto da senadora e decidiu incluir grávidas e puérperas na prioridade para receber a vacina de forma mais rápida. A nota técnica com a inclusão foi publicada esta semana pelo MS.

“A senadora Daniella tem dedicado o seu mandato à atenção à mulher, e não seria diferente agora, quando vivemos essa emergência da Covid-19. Ela teve a iniciativa de incluir as gestantes e puérperas e o MS viu esse projeto de lei e achou que seria mais rápido incluir esse grupo de maneira administrativa”, afirmou o ministro Marcelo Queiroga.

“O Ministério da Saúde acatou, com muita sensibilidade a prioridade de vacinação das grávidas e puérperas, e isso é um avanço muito grande. Fui procurada por médicos que alertaram sobre os riscos e gravidade que a Covid-19 representa para essas mulheres. O número de mortes é assustador. Levamos para o Senado Federal esse apelo pela vida através de um projeto de lei”, declarou Daniella.

Foto: Ascom

Foto: Ascom

A proposta da senadora está inclusa no PL 1.315/2021, que tramita na Câmara Federal, após ter sido aprovado no Senado. O ministro disse que a vacinação desse público começará no mês de maio, sendo dividido em duas etapas: primeiro, as que têm alguma comorbidade prevista no Plano Nacional de Imunização (PNI); segundo, todas as grávidas e puérperas.

“Agradeço à senadora Daniella pela sua ação de ajudar o MS em levar a vacinação para grávidas e puérperas de forma mais rápida, um grande benefício. A mãe, no mês de maio, vai receber a vacina”, declarou. O número de grávidas e puérperas mortas em 2021 pela Covid-19 mais que dobrou em relação à média semanal de 2020.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube