Fechar

logo

Fechar

Coordenador da STTP elenca alterações do Código de Trânsito Brasileiro

Da Redação. Publicado em 12 de abril de 2021 às 12:34.

Foto: Paraibaonline

Foto: Paraibaonline

O coordenador de Trânsito da Superintendência de Trânsito e Transporte Público de Campina Grande (STTP), Daniel Araújo, comentou sobre a mudança no Código de Trânsito Brasileiro e frisou que foram 57 alterações, com novas adequações e novos processos na legislação que rege o trânsito.

De acordo com Daniel, em relação ao transporte de crianças, há uma alteração para condutores de moto, onde antes era proibido transportar crianças menores de 7 anos e a partir de hoje (12) só podem ser transportadas crianças com mais de 10 anos.

Ele citou que utilizar o capacete sem viseira passou a ser infração distinta ou de natureza grave. Também disse que houve um abrandamento na utilização de farol baixo, onde o direito de dirigir se mantém, mas a ação passa a ser infração grave.

Ainda sobre o transporte de crianças, Daniel citou que a nova legislação diz que crianças com mais de 1,45m de altura podem ser transportadas no banco da frente do veículo.
– Verificamos que houve três categorias para a validação da CNH – frisou.

Segundo Daniel, os motoristas agora têm que fazer o exame toxicológico no prazo de dois anos e meio. Também citou que, para a Carteira Nacional de Habilitação, o processo de pontuação foi modificado.

Ele explicou que agora o motorista terá o direito de dirigir suspenso caso cometa duas ou mais infrações gravíssimas e tenha 20 pontos no período de dois meses, caso tenham 30 pontos dentro de 12 meses com uma infração gravíssima ou 40 pontos dentro de 12 meses sem infração gravíssima.

O período de renovação da CNH também foi modificado e o prazo de validade para pessoas com mais de 70 anos passa a ser de três anos. As pessoas com menos de 70 anos têm o prazo de cinco anos mantido.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube