Consultório Jurídico: advogado repassa dados sobre reclamações do consumidor em 2020

Da Redação*. Publicado em 20 de abril de 2021 às 12:16.

Foto: Paraibaonline

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No quadro Consultório Jurídico, do programa Conexão Caturité, o advogado e professor Floriano Júnior repassou dados identificados em um relatório sobre o comportamento do consumidor em 2020, ano que foi marcado pela pandemia da Covid-19 e que, consequentemente, fez com que houvesse uma mudança nas reclamações recebidas pelo Procon.

De acordo com o advogado, o setor que coleciona um maior número de reclamações é o financeiro, juntamente com o de telecomunicação, que, segundo Floriano, se deu provavelmente por conta do período de tempo que as pessoas têm ficado em casa.

Outro setor que registrou um aumento de reclamações foi o de viagens, turismo, hospedagens e passagens aéreas, que registrou um aumento de 427%, consequentemente por conta dos cancelamentos e outras problemáticas trazidas pela pandemia.

Em contrapartida, um dado interessante é que 78% das reclamações realizadas na plataforma do governo federal foram resolvidas em menos de 8 dias, explicou o advogado, pontuando também que o mesmo índice foi alcançado pelos Procons do Brasil.

Floriano, em sua participação semanal, falou também sobre a determinação dada pela Agência Nacional de Saúde (ANS), no último dia 13 de abril, que estabelece que os exames RT-PCR, que servem para constatar a Covid-19, devem ser realizados de maneira imediata após solicitação médica.

Confira:

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