Centro de Controle de Zoonoses realiza mais de 3 mil atendimentos em João Pessoa

Da Redação com Secom/JP. Publicado em 18 de abril de 2021 às 9:34.

Foto: Secom/JP

Foto: Secom/JP

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses da Prefeitura de João Pessoa realizou 3.484 atendimentos só no primeiro trimestre de 2021. Foram 1.049 vacinações de cães e gatos nos meses de janeiro (382), fevereiro (325) e março (342). As avaliações veterinárias, que são as avaliações gerais feitas em felinos e caninos, somaram 892 atendimentos.

No que diz respeito aos exames e testes rápidos, o total foi de 658 atendimentos. Dentre os quais, relativos à esporotricose, que é uma doença crônica e esporádica causada por um fungo, presente no solo e na vegetação, foram 224. Já os exames relacionados à Leishmaniose, tipo de doença infecciosa causada por um protozoário do gênero leishmania, o total foi de 434.

As vagas disponibilizadas para castrações nos meses de janeiro à março foram de 885, sendo 300 vagas em janeiro, 260 em fevereiro e 325 em março. É importante informar que nem todos os animais que preenchem as vagas estavam aptos à castração, pois para a realização da esterilização é necessário que os animais apresentem bom estado de saúde e se submetam a alguns critérios considerados de segurança.

Segundo Poliana Dantas, diretora do Centro de Zoonoses, todos os animais cadastrados para castração são submetidos à exames de hemograma e triagem clínica. Eles também não podem estar na fase de amamentação ou no cio. Se o animal não atende esses requisitos, é feito um novo agendamento.

Castrações – Os atendimentos passam a seguir a lista de marcação normal, com agendamento realizado através do link: https://www.joaopessoa.pb.gov.br/servico/castracao-de-caes-e-gatos/. O sistema é sempre aberto no início do mês e encerrado quando completa-se o número de vagas. No mês de abril, foram disponibilizadas 336 vagas.

Além de esterilização, o serviço oferece também vacinação antirrábica das 8h às 17h e realiza atendimento para doenças zoonóticas, com testes rápidos para leishmaniose e exames para diagnóstico da esporotricose.

CVaz – O Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses é um órgão ligado à Secretaria de Saúde, cujas atribuições estão voltadas para o monitoramento e redução de riscos à saúde da população, atuando através da prevenção e controle de fatores de riscos ambientais biológicos e não biológicos que interferem na saúde humana.

Para mais informações, a população pode ligar para os telefones: 3218-9357 ou 3214-3459. O Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses fica localizado na Avenida Walfredo Macedo Brandão, n° 100, Bancários. O horário de funcionamento do Centro é das 8h às 17h de segunda à sexta-feira.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube