Ação social: dono de barbearia doa prato de comida a cada serviço feito no estabelecimento

Da Redação com Ascom. Publicado em 28 de abril de 2021 às 19:33.

Foto: Ascom

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A crise econômica decorrente da pandemia da Covid-19 teve repercussões para além do fechamento de empresas e de postos de trabalho. Muitos passaram a presenciar no seu dia-a-dia ou até mesmo vivenciar a falta de comida na mesa.

Para tentar amenizar esta situação, o dono da barbearia El Patrón, localizada em João Pessoa, teve a ideia de doar um prato de refeição a cada corte ou serviço feito no estabelecimento. A empresa é atendida pelo Programa Brasil Mais-ALI, consultoria gratuita feita pelo Sebrae em todo o país.

Conforme explicou Fábio Seabra, dono da empresa, a campanha teve início no ano passado, quando percebeu e ouviu relatos de que muitos já estavam passando por problemas financeiros e a fome estava batendo na porta de muitas famílias.

“Diante disso, comecei a pensar em um projeto social voltado para a doação de comida. No fim do mês, a gente consegue doar, em média, 400 pratos. Pode não parecer muito, mas se todos pudessem fazer isso seria muito bom”, afirmou.

O empresário relatou que buscou o auxílio de pessoas que já possuem projetos sociais nesta mesma linha para ter noções de logística e acesso aos bairros. As doações ocorrem quinzenalmente, no período da tarde.

“Entrei em contato com um pastor de uma comunidade, que me ajuda com a logística de distribuição e de produção das comidas. Em dez meses de projeto, já beneficiamos muitas pessoas. A vontade de ajudar por meio de uma ação já existia, mas a pandemia acabou agilizando esse processo”, afirmou.

Integrando o Brasil Mais-ALI desde março deste ano, Fábio Seabra contou que a experiência tem sido ótima.

“A agente que me acompanha é sensacional e me ajuda bastante. Essa experiência tem aberto a minha cabeça para novas ideias e em pouto tempo já fiz várias melhorias na empresa, principalmente no setor de vendas. Já tivemos resultados muito bons”, destacou.

Inovação – De acordo com a analista técnica do Sebrae Paraíba, Cláudia Pereira, responsável pelo Brasil Mais-ALI no estado, a iniciativa do empresário pode ser considerada inovadora, visto que a responsabilidade social está diretamente ligada às estratégias e razão de ser de uma empresa, trazendo diferencial competitivo e visibilidade no mercado.

“A empresa também está contribuindo diretamente para fortalecer o tripé da sustentabilidade, composto pelos conceitos social, ambiental e econômico”, frisou.

A analista salientou, também, que uma empresa que está ‘antenada’ e buscando minimizar os problemas sociais do ecossistema do qual está inserida, tende a ser reconhecida pelos clientes. “Atualmente, muitas pessoas observam e escolhem para se relacionar com empresas comprometidas com a causa socioambiental”, disse.

O Brasil Mais-ALI é desenvolvido pelo Governo Federal com apoio do Sebrae e tem foco na oferta de soluções específicas voltadas à inovação de processos e à melhoria da gestão das empresas.

O programa tem o objetivo de auxiliar os empresários, de forma gratuita, a aumentar a produtividade e a competitividade, promovendo melhorias de baixo custo e alto impacto. O primeiro ciclo do Brasil Mais-ALI iniciou em março e vai até o dia 30 de junho deste ano.

Dentre os benefícios em participar do programa, estão: obter um diagnóstico do perfil de inovação empresarial; ter encontros individuais e personalizados para acompanhamento; reuniões empresariais coletivas para troca de experiências com outros empresários; mapear as dificuldades do seu negócio; ter acesso a consultorias especializadas; desenvolver e implantar soluções; e mensurar os indicadores da sua empresa.

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