Fechar

logo

Fechar

Seplan e IBGE: Seminário on-line é encerrado em Campina

Da Redação com Codecom/CG. Publicado em 27 de março de 2021 às 11:37.

Foto: Codecom/CG

Foto: Codecom/CG

Foi finalizado, nesta sexta-feira, 26, o seminário “Panorama das Pesquisas do IBGE e sua Disseminação Através do Portal na Internet”.

Ministrado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com a Prefeitura Municipal de Campina Grande, através da Secretaria de Planejamento, Gestão e Transparência, o evento on-line estava sendo realizado desde a última quarta-feira, 24, com o objetivo de informar a maneira como o IBGE realiza e divulga as pesquisas, além de estreitar laços com a PMCG, na difusão dos dados sobre Campina Grande, diretamente na plataforma Observa Campina.

O evento reuniu, em um ambiente on-line, ao menos 50 representantes de várias secretarias e autarquias municipais, que tiveram a oportunidade de tirar dúvidas com a equipe do IBGE, com relação às seguintes temáticas: Pesquisas e publicações Estatísticas do IBGE; Cidades e [email protected]: um banco de dados municipais, estaduais e nacionais; IBGE Educa; SIDRA: Banco de dados agregados; Produtos e publicações geocientíficas do IBGE; Portal de mapas; Banco de Informações Ambientais (BDiA) e Banco de metadados.

O seminário também serviu como diretriz, para dar continuidade às ações do projeto Observa Campina, plataforma online que tem por finalidade a divulgação de dados públicos, referentes a Campina Grande, e que está sendo liderada pela primeira-dama, Juliana Figueiredo Cunha Lima.

“Agradeço ao IBGE, por estar conosco nesse projeto que é tão importante para Campina Grande. Esta é uma parceria que vai agregar muito e nossa cidade vai crescer, com o empenho de todos. Estamos à disposição para a realização do Censo 2021 e contamos com o apoio do Instituto, na realização de nossos projetos, sobretudo no Observatório”, disse.

Marco histórico

O secretário de Planejamento, Felix Neto, falou sobre a importância da união das secretarias, na colaboração para a divulgação dos dados próprios, promovendo mais transparência e desburocratizando o sistema.

Ele agradeceu a participação de todos durante os três dias de evento e ressaltou que o Observa Campina é um projeto do município, que será um marco histórico.

“O Observa Campina é um projeto de todas as secretarias e que a primeira-dama tem conduzido com muita dedicação. Vai ser um marco para a gestão termos essa plataforma de transparência, na qual será possível que todo cidadão, em qualquer lugar, tenha acesso a qualquer informação que desejar”, destacou Félix Neto.

O supervisor de Disseminação de Informações do IBGE, Jorge Souza Alves, que apresentou palestra sobre geoprocessamento, disse ter ficado muito satisfeito com o evento e participação de todos, bem como elogiou a maneira como a plataforma do observatório de Campina Grande tem sido conduzida, destacando a singularidade de ser intersetorial e agrupar dados de todas as pastas.

Jorge Souza frisou que o IBGE está à disposição para ajudar a Prefeitura de Campina Grande na condução do projeto. “Quem ganha com esse projeto é a população pois, diante dos dados, será possível a criação de diversas políticas públicas. Esperamos que, em breve, após a realização do Censo, possamos enriquecer os dados georreferenciados sobre Campina Grande”, ressaltou.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube