Fechar

logo

Fechar

Secretário destaca quantidade e velocidade de internações por Covid-19 na Paraíba

Da Redação. Publicado em 8 de março de 2021 às 22:32.

Foto: Ascom

Foto: Ascom

O secretário executivo de Saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi, alertou a população para o agravamento da pandemia de coronavírus no Estado, durante entrevista concedida a uma emissora de rádio local.

“Em especial essa sexta, sábado e domingo, podemos assistir a dias repetidos de mais de 70 pessoas precisando de internação. Nos nossos piores dias, lá em maio e junho do ano passado, isso nunca passou de 55 pessoas ao dia”, ponderou.

De acordo com ele, atualmente há 964 leitos ativos em toda a Paraíba, 418 deles somente na Região Metropolitana de João Pessoa, somando cerca de 100 leitos de UTI a mais do que maio de 2020.

– Os pacientes têm apresentado maior gravidade, porque tem permanecido mais nos leitos, seja enfermaria, com uma média de permanência saindo de 7 para 12 ou 15 dias, e nos de UTI, saindo de 15 a 20 dias e indo para 30 e em alguns casos 40 dias. Isso com pacientes mais jovens sendo internados – completou, enfatizando que isso faz com que o sistema fique mais carregado mesmo com abertura de novos leitos.

O secretário pontuou que nos próximos dias o Hospital Frei Damião I vai reativar 40 leitos de enfermaria e 10 leitos de UTI, mas, pontuou que esteve na ativação recente de mais 12 leitos de UTI no Hospital Metropolitano que foram preenchidos rapidamente.

“Esses 12 leitos de UTI do Hospital Metropolitano foram utilizados em menos de 5 horas, e isso dá a dimensão de como as pessoas estão adoecendo de forma moderada e grave e a velocidade que estão adoecendo”, disse.

Por fim, Beltrammi pediu que as pessoas continuem seguindo os protocolos sanitários, como a utilização de máscara, higienização das mãos e distanciamento social, para evitar a contaminação pelo coronavírus.

“O que estamos vivendo não é brincadeira, você pode salvar a sua vida e a de todos nós”, finalizou.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube