Representantes da Prefeitura de Campina Grande participam de seminário realizado pelo IBGE

Codecom/CG. Publicado em 24 de março de 2021 às 19:52.

Foto: Codecom/CG

Foto: Codecom/CG

Dando continuidade às ações do projeto Observa Campina, representantes da Secretaria de Planejamento, Gestão e Transparência da Prefeitura de Campina Grande (Seplan), participaram na tarde dessa quarta-feira, 24, de um seminário realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

O evento, realizado no formato on-line, segue até a próxima sexta-feira, 26, envolve outras secretarias municipais.

Com o tema: “Panorama das Pesquisas do IBGE e sua Disseminação Através do Portal na Internet”, o seminário é resultado de uma primeira reunião, realizada pela Seplan, que criou uma parceria com o órgão federal para divulgação de dados estatísticos, sobre o município, por meio da plataforma Observa Campina.

A plataforma Observa Campina será lançada, em breve, pelo prefeito Bruno Cunha Lima e pela primeira-dama Juliana Brito Cunha Lima, que é madrinha do projeto.

O secretário municipal de Planejamento, Gestão e Transparência, professor Felix Neto, disse que o seminário agrega muito ao Observa Campina, no que diz respeito ao conhecimento da atuação sobre as pesquisas realizadas pelo IBGE e os dados que devem ser disponibilizados pela plataforma.

Ele ressaltou, que a parceria é significativa, especialmente neste momento em que o município revisa o Plano Diretor e também diante da crise causada pela pandemia da covid-19.

“O Observa Campina é uma plataforma on-line que vai disponibilizar dados referentes à Campina Grande, tomando por base as secretarias municipais e garantindo que não seja mais necessário o envio de ofícios para obter alguma informação relevante. De onde estiver, o cidadão poderá acessar essas informações pelo celular ou computador, garantindo mais transparência à gestão municipal. Mas também, diante desses dados, se podem criar políticas públicas em benefício da população”, declarou Félix Neto.

O analista do IBGE da Paraíba, Eurico Barreto, que realizou a palestra, ressaltou a importância da parceria entre o órgão federal e a Prefeitura de Campina Grande na disponibilização de dados sobre a cidade, objetivando agregar soluções.

“Este seminário é um elo de articulação para que esse repasse de informações, do IBGE ao Observa Campina, seja efetivo. Essa parceria vai garantir o exercício da cidadania e auxiliar na busca de dados para criação de políticas públicas municipais”, disse Barreto.

Também participaram do primeiro dia de seminário representantes das secretarias municipais de Planejamento (Seplan), Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Finanças (Sefin), Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), Desenvolvimento Econômico (SEDE), Obras (Secob) e Saúde, além da Amde, Sine e da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), entre outras.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube