Fechar

logo

Fechar

Procon de Campina rebate justificativa de sindicato sobre aumento no preço do etanol

Da Redação. Publicado em 2 de março de 2021 às 18:57.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

“Coincidentemente, quando há um aumento na demanda eles aumentam o valor e agora vem com essa justificativa?”

O questionamento partiu de Marcel Brito, gerente da consultoria jurídica do Procon de Campina Grande, e foi em resposta ao posicionamento do presidente do Sindalcool Paraíba, Edmundo Coelho, que atribuiu o aumento no preço do combustível ao também aumento da utilização e a baixa na matéria prima.

As afirmações de Marcel e Edmundo foram repercutidas em uma emissora de rádio local.

“Para ter uma ideia, enquanto a gasolina aumentou de janeiro pra cá 12%, o etanol aumentou 14%, é muito suspeito, vamos dizer assim, que quando há um aumento da gasolina o etanol também seja aumentado”, ponderou, o representante do Procon.

Ainda de acordo com Brito, o Procon está planejando uma n0va pesquisa para esta semana uma pesquisa, que é comumente realizada uma vez por mês na Rainha da Borborema.

“Nessas pesquisas pedimos as últimas notas fiscais de compra do produto e verificamos a margem de lucro. A Agência Nacional verifica que um lucro de 10% a 12% em cima da nota fiscal é razoável, estamos vendo se há um aumento em relação a isso, se vai ficar maior que esse valor”, explicou.

No entanto, o representante lembrou que o órgão tem é “tabelador”, ou seja, não é de sua competência estipular o preço.

“Mas só que tudo tem o seu limite, então, ao fazermos o cálculo, depois de recebermos essas notas fiscais, aquele que ultrapassar será autuado, será dado o prazo de dez dias para apresentar defesa e apresentando defesa sobe para o parecer jurídico e aí sim toma-se a decisão multar ou não”.

Marcel contou que, por mais que não seja publicitado com frequência, postos de combustíveis são multados mensalmente na cidade por irregularidades.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube