Problemas respiratórios: Secretaria de Saúde de João Pessoa alerta sobre cuidados

Da Redação com Secom/JP. Publicado em 24 de março de 2021 às 9:36.

Foto: Secom/JP

Foto: Secom/JP

Mudança de estação costuma trazer transtornos para quem sofre de problemas respiratórios. A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), reforça alguns cuidados necessários para manter a saúde em dia com as alterações provocadas no clima. No último sábado (20), começou o outono e muita gente começa a sentir os impactos na saúde.

De acordo com o médica pneumologista do Hospital Santa Isabel, Maria Alenita de Oliveira, pessoas com doenças crônicas como asma, têm mais chances de adoecer neste período por conta das variações de temperatura. Segundo ela, as doenças mais comuns são bronquite, sinusite, resfriados, gripes e pneumonias.

“Isso é causado pela oscilação de temperatura durante o Outono. Dependendo da cidade, há a concentração de poluentes, então leva a piora das doenças respiratórias. Além disso, temos uma maior frequência de viroses, e quem tem vírus tem queda de imunidade”, explicou.

A pneumologista contou algumas formas de prevenção. A primeira delas é manter o calendário de vacinação em dia, principalmente tomar a vacina da gripe. O segundo ponto é o acompanhamento médico, sobretudo para as pessoas com doenças crônicas. Ela ainda citou os cuidados com a limpeza da casa e vestimenta correta nos dias frios.

“O terceiro ponto são os cuidados com o relação à casa. Você também precisa evitar a exposição ao cigarro, que pode piorar mais ainda a doença respiratória. É necessário manter o ambiente arejado, levar sempre as mãos. Você precisa avaliar a roupa que vai usar. Aqui em João Pessoa, as roupas de inverno não são muito usadas e costumam ficar guardadas por muito tempo, gerando mofo. Então, antes de usá-las, você precisa lavá-las”, completou.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube