Presidente da Câmara Federal: “Tudo tem limite, tudo!”

Da Redação. Publicado em 28 de março de 2021 às 18:01.

Foto: Wilson dias/Agência Brasil

Foto: Wilson dias/Agência Brasil

Do ponto de vista político, o fato mais relevante da semana foi o inesperado pronunciamento do presidente da Câmara Federal, Artur Lira (PP-AL), no plenário, interpretado como um inequívoco e direto recado ao presidente Bolsonaro. 

Seguem trechos emblemáticos. 

“Como presidente da Câmara, quero deixar claro que não ficaremos alienados aqui, votando matérias teóricas como se o mundo real fosse apenas algo que existisse no noticiário. Estou apertando hoje um sinal amarelo para quem quiser enxergar. 

“Não vamos continuar aqui votando e seguindo um protocolo legislativo com o compromisso de não errar com o país se, fora daqui, erros primários, erros desnecessários, erros inúteis, erros que são muito maiores do que os acertos cometidos continuarem a serem praticados.

“Preferimos que as atuais anomalias se curem por si mesmas, frutos da autocrítica, do instinto de sobrevivência, da sabedoria, da inteligência emocional e da capacidade política. 

“Mas alerto que, dentre todas as mazelas brasileiras, nenhuma é mais importante do que a pandemia. Esta não é a casa da privatização, não é a casa das reformas, não é nem mesmo a casa das leis. É a casa do povo brasileiro. E quando o povo brasileiro está sob risco nenhum outro tema ou pauta é mais prioritário.

“Não é hora de tensionamentos. E CPIs ou ‘lockdowns’ parlamentares – medidas com níveis decrescentes de danos políticos – devem ser evitados. Mas isso não depende apenas desta Casa. 

“Depende também – e sobretudo – daqueles que fora daqui precisam ter a sensibilidade de que o momento é grave, a solidariedade é grande, mas tudo tem limite, tudo! 

“O limite do parlamento brasileiro, a Casa do Povo, é quando o mínimo de sensatez em relação ao povo não está sendo obedecido”.

*Com informações da coluna Aparte, assinada pelo jornalista Arimatéa Souza

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube