Prefeitura garante atendimento para tratamento da tuberculose em JP

Da Redação com Secom/JP. Publicado em 29 de março de 2021 às 14:22.

Diagnóstico, tratamento e acompanhamento. É o que o paciente que está sofrendo com a tuberculose pode encontrar nos serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde.

No mês que é lembrado a luta contra a doença, a Prefeitura de João Pessoa destaca o atendimento disponibilizado em todas as Unidades de Saúde da Família (USF´s) da Capital. O serviço acontece de forma espontânea.

A coordenadora da área técnica de Tuberculose de João Pessoa, Eveline Vilar, explicou o funcionamento do serviço oferecido pela Prefeitura.

“Qualquer pessoa que tiver sintoma ou suspeita da doença, com tosses com mais de três semanas, é solicitado um exame, após o resultado, caso seja confirmado o caso, o paciente inicia o tratamento dentro da unidade de saúde, com acompanhamento da equipe de saúde, visando contribuir com a melhora do paciente”, disse.

Eveline Vilar deu destaque para os sintomas que as pessoas devem ficar atentas e, caso esteja, devem buscar imediatamente o serviço, visando evitar passar para outras pessoas.

Foto: Ivomar Gomes /Secom/JP

Foto: Ivomar Gomes /Secom/JP

“A tuberculose é uma doença contagiosa, causada pelo Mycobacterium tuberculosis (Bacilo de Koch). Este Bacilo tem preferência pelo pulmão e pode levar o indivíduo a uma doença muito grave, se ele não se tratar. Caso a pessoa esteja com tosse com mais de três semanas, febre, geralmente no final da tarde, cansaço, falta de apetite e perda de peso deve procurar um atendimento”, explicou a coordenadora.

A tuberculose é transmissível e acontece através dos bacilos lançados pela tosse, que podem ser aspirados por outras pessoas. Têm maior risco de adoecer as pessoas que vivem com doente de tuberculose pulmonar, especialmente se este doente estiver sem tratamento.

O risco aumenta quando o doente mora em lugares fechados, pouco ventilados e ensolarados; Pessoas que vivem em condições de alimentação e saúde precárias.

Tratamento – É uma importante estratégia de prevenção para evitar o desenvolvimento da tuberculose ativa, especialmente nos contatos domiciliares, nas crianças e nos indivíduos com condições especiais.

Por isso, a equipe de saúde realiza a avaliação dos contatos de pessoas com tuberculose e oferece o exame para diagnóstico aos demais grupos populacionais, mediante critérios para indicação do tratamento preventivo.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube