Pneumologista explica a forma de contágio e os sintomas da tuberculose

Da Redação*. Publicado em 25 de março de 2021 às 10:06.

Foto: Reprodução

Foto ilustrativa: Reprodução

Nessa quarta-feira (24) foi comemorado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, o qual reforça a necessidade de cuidados que devem ser tomados para prevenir a patologia.

No Brasil, a doença é prevalente nos estados do Amazonas e do Rio de Janeiro. Em 2019, foram detectados 77 mil novos casos de tuberculose e 4.500 mortes relacionadas à enfermidade.

O pneumologista Guilherme Figueiredo afirmou que o contágio da doença acontece através das partículas que estão em suspensão no ar, especialmente entre pessoas que têm um convívio mais próximo.

Também disse que os principais sintomas da doença são dores no peito, tosse com mais de três semanas, falta de ar, perda de peso e cansaço excessivo, febre baixa (principalmente durante a noite), sudorese noturna e perda de apetite.

Guilherme destacou, em entrevista a uma emissora de rádio local, que o exame de imagem possibilita a localização e a gravidade do quadro de tuberculose. Ele reforçou que é fundamental que as pessoas tomem precauções e busquem se prevenir da doença utilizando máscara e mantendo o distanciamento social.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube