Pequenos negócios geram mais de 2,5 mil novos postos de trabalho na PB

Da Redação com Ascom. Publicado em 22 de março de 2021 às 23:45.

Foto: Ascom

Foto: Ascom

O início de 2021 seguiu a tendência verificada nos últimos meses do ano anterior em relação à importância dos pequenos negócios na geração de emprego com carteira assinada na Paraíba. Mostrando sua capacidade na retomada da economia diante da pandemia do coronavírus (Covid-19), os pequenos negócios geraram, em janeiro deste ano, 2.547 novos postos de trabalho na Paraíba.

O levantamento foi realizado pela Unidade de Gestão Estratégica e Monitoramento do Sebrae Paraíba, com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia.

Em janeiro deste ano, os pequenos negócios paraibanos tiveram 7.881 admissões, enquanto 5.334 demissões foram registradas. Em contrapartida, os dados apontam que, em janeiro deste ano, a Paraíba fechou 174 postos de trabalho, considerando o saldo líquido de empregos gerados no período.

Este saldo inclui os resultados das médias e grandes empresas que atuam no estado e que, por sua vez, registraram saldo negativo na geração de empregos, fechando 2.724 postos de trabalho.

Os pequenos negócios dos setores de serviço (1.120) e comércio (603) alavancaram a geração de empregos com carteira assinada na Paraíba, contribuindo, juntas, com 1.723 novas vagas, o que representa 67,6% do total gerado pelas micro e pequenas empresas no período.

Os setores de indústria da transformação (413), construção civil (403), extrativa mineral (24) e agropecuária (2) registraram, também, saldo positivo na criação de novos postos de trabalho em janeiro deste ano no estado. Somente as MPE de serviços industriais de utilidade pública (Siup) registraram saldo negativo de empregos, com 18 vagas fechadas.

Já em relação à geração de postos de trabalho por município, as cinco cidades que puxaram os resultados positivos somaram, juntas, 1.997 empregos gerados no período. Os municípios com maior saldo de empregos criados nas micro e pequenas empresas paraibanas em janeiro deste ano foram João Pessoa (1.306), Campina Grande (444), Cabedelo (102), Sousa (82) e Guarabira (63).

A gerente da unidade de estratégia e monitoramento do Sebrae Paraíba, Ivani Costa, explicou que os resultados seguem a tendência de geração de vagas de emprego registrada a cada início de ano. Em janeiro de 2020, por exemplo, as micro e pequenas empresas geraram 484 novos postos de trabalho na Paraíba.

“O saldo de empregos do mês de janeiro segue um padrão das movimentações de contratações no início de cada exercício. As empresas, nesse momento, estão reformulando suas estratégias no mercado e buscando novas oportunidades, com destaque para a estabilidade do estoque de empregos do setor de comércio”, afirmou a gerente.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube