Fechar

logo

Fechar

Paraíba tem mais de 60 casos de possível reinfecção pelo coronavírus

Da Redação. Publicado em 4 de março de 2021 às 23:26.

Foto: ABr

Foto: ABr

Pelo menos 63 casos de reinfecção pelo coronavírus estão sendo investigados na Paraíba. Um deles é confirmado, e há ainda outras 37 amostras a serem enviadas para a Fio Cruz e serem analisadas.

O médico infectologista e diretor do hospital Clementino Fraga, em João Pessoa, Fernando Chagas, explicou como age o vírus em nosso organismo, em caso de reinfecção.

Ele destacou que, na teoria, uma reinfecção causa sintomas mais leves da doença específica, neste caso, a Covid-19. Porém mesmo diante de pacientes leves há outros mais graves e alertou que é necessário a continuidade dos cuidados preventivos.

–  A reinfecção é quando há um novo quadro da doença em um intervalo de 90 dias a mais. Geralmente são provocados por vírus de características diferentes. Devido a essa nova exposição ao vírus, se coloca algum tipo de imunidade e evita que o vírus invada as células e venha provocar as doenças. Então, quando apresenta um novo caso, é preciso fazer uma análise e ver se realmente é reinfeção, pois pode acontecer, dentro de um intervalo pequeno, que seja algum sintoma recrudescente, porque o paciente ainda pode ter  o primeiro vírus no corpo dependendo de fatores da própria imunidade – disse.

Ele ainda destacou casos de pessoas que foram vacinas e contraíram o coronavírus. Nesta situação, o paciente não adoeceu devido à vacina, mas sim porque já estava exposto ao vírus, uma vez que, a coronavac, por exemplo, garante imunidade somente após 60 dias.

“A vacina não causa doença porque, no caso da coronavac, ela é produzida  por um vírus inativo”.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube