Fechar

logo

Fechar

Março Lilás alerta para a prevenção contra o câncer de colo de útero

Da Redação. Publicado em 13 de março de 2021 às 12:03.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O médico ginecologista, Dr. Antônio Henriques, em entrevista concedida à Caturité FM , neste sábado, 13, abordou sobre o Março Lilás, mês de conscientização e prevenção do câncer de colo de útero.

Segundo o ginecologista, O Março Lilás é responsável por acolher um importante movimento do público feminino. O câncer de colo do útero é uma evolução da infecção pelo vírus HPV, é um vírus frequente, mas na sua maioria não resulta na doença. Esse vírus pode ser identificado de forma muito simples pelo exame de papanicolau.

O médico explicou que a doença se desenvolve de forma muito lenta, e ressaltou a importância de um acompanhamento periódico.

“O câncer de colo do útero se desenvolve de forma muito lenta e por esse motivo deve ter uma atenção redobrada. Em estágio avançado a doença pode apresentar dores intensas, secreção vaginal desregulada e sangramento intenso, podendo se manifestar após relação sexual”, explicou.

O médico ainda destacou formas de prevenir a doença, e frisou que os cuidados de prevenção são primordiais para o não agravamento do câncer.

“Para se prevenir é preciso fazer uso do preservativo, que protege de forma parcial. A vacinação contra a HPV, que está garantida para meninas entre nove e 14 anos, está disponível também na rede privada. Outra forma de prevenir é a realização de exames periódicos. Em casos avançados da doença, o tratamento se dará através de cirurgia, quimioterapia e radioterapia. Essa doença é a terceira mais frequente em doença, o que é uma vergonha pois ela é altamente prevenível”, disse.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube