Jornalista alerta: “Ideias autoritárias se alimentam de insatisfação profunda”

Da Redação. Publicado em 7 de março de 2021 às 21:35.

Foto: Paraibaonline

Foto: Paraibaonline

Chamo a atenção dos leitores para recente entrevista com a jornalista americana Anne Applebaum, ex-editora da revista The Economist, publicada na revista Veja. 

Confira alguns trechos. 

“As ideias autoritárias se alimentam de uma insatisfação profunda de muitas pessoas com os rumos da vida moderna e as dramáticas mudanças sociais e demográficas das últimas décadas. 

“A polarização do sistema político também amplia a percepção de que o Estado não tem força. Se tudo se encontra paralisado, por que não cogitar que uma liderança centralizada e autoritária possa fazer o que os políticos não conseguem?

“Não há caminho de volta ao passado. Os países democráticos terão de reinventar o modo como se faz política. 

“As teorias conspiratórias e a desinformação são úteis para os populistas porque minam a fé das pessoas nas instituições, na imprensa e na sociedade civil. Elas têm especial apelo para uma parte da população que se sente esmagada pelo turbilhão de informações despejado pela internet. 

“Vivemos numa era em que as pessoas ouvem, leem e assistem a muita coisa sem saber como separar fatos de mentiras”.

Ainda a jornalista americana: “Já chegou a hora de encarar a necessidade de uma regulação pública das redes sociais. Não se trata de remover ou censurar conteúdos, mas de apoiar um crescente movimento pela adequação dos algoritmos das plataformas ao interesse público. 

“Hoje, a lógica das redes é dar relevância a qualquer conteúdo que traga engajamento, e por isso viraram o paraíso das fake news e dos discursos irracionais. Os algoritmos estimulam os usuários a fazer coisas deprimentes que vemos hoje na internet. É preciso inverter a lógica, dando mais relevância àquilo que nos une e à informação confiável”. 

*com informações da coluna Aparte, assinada pelo jornalista Arimatéa Souza.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube