Hospital Regional de Piancó faz homenagem para pacientes de alta da Covid-19

Da Redação com Secom/PB. Publicado em 26 de março de 2021 às 23:00.

Paraíba Online • Hospital Regional de Piancó faz homenagem para pacientes de alta da Covid-19

Foto: Secom/PB

em maqueiro/artista plástico e porteiro/saxofonista. Tantos dotes artísticos vêm sendo revelados no Hospital Regional Wenceslau Lopes (HRWL), de Piancó, pertencente à rede estadual de Saúde, durante atividades humanizadas e artísticas para pacientes de Covid-19 que recebem alta e profissionais de saúde.

Uma das ações é a “Árvore da Vida”, pintura feita na parede, dentro da unidade, onde são colocadas fotos de pacientes que venceram o vírus, num gesto de gratidão e renovação da vida.

Celso Galdino sabe muito bem da importância de gestos de afeto como este, principalmente no momento mais difícil de sua vida, que, felizmente, conseguiu vencer.

Aos 48 anos, ele teve Covid-19 e passou 10 dias na UTI do Hospital Regional. Quando recebeu alta, o piancoense, que trabalha com instalação de antena parabólica, ficou encantado com a atenção que recebeu. “Fui tratado como se tivesse num hospital de primeiro mundo. Só tenho a agradecer pelo tratamento que recebi”, falou.

A diretora geral do Hospital, Inez Leite, embora tenha consciência da realidade dura que vem enfrentando, lembra que afeto nunca é demais, principalmente nesta ocasião.

“Ainda estamos atravessando momentos muito difíceis, mas acredito que a vida vencerá”, afirmou, destacando que, nesses momentos especiais, estão sendo revelados grandes talentos entre os próprios profissionais do hospital.

A pintura foi batizada “Árvore da Vida” pelo próprio autor da obra, o artista plástico e também maqueiro Massione Badú. “Fico muito feliz com o resultado. Escolhi a árvore porque simboliza a vida. É uma alegria muito grande ver os pacientes que recebem alta empolgados em ver as suas fotos no painel”, festejou.

A pintura está localizada na clínica respiratória, onde estão os pacientes com quadro estável e menos grave. A parede tem três metros de altura, com espaço para 25 fotos. Além disso, ele produziu outra pintura, também de árvore, que fica no lugar onde os pacientes tomam o banho de sol.

Assim como aconteceu com o maqueiro/artista plástico Massione Badú, tem também o porteiro Rufino de Lima, que sempre contribui com o seu lado musical, tocando saxofone, suavizando e alegrando o ambiente, ao mesmo tempo.

“É uma sensação muito boa de ajudar as pessoas que estão precisando. Acho que só engrandece os seres humanos. É muito gratificante, sem contar que música é alegria e esperança”, afirmou Rufino.

Os profissionais do Regional de Piancó também recebem “mimos” da direção. Nesse período conturbado de pandemia, são feitas ações de encorajamento, afeto e motivacionais, a exemplo da entrega de chocolates, rosas e outros afagos, tudo de surpresa.

“É um gesto simples, mas que conta muito para quem está à frente desse combate exaustivo e precisando de cuidado e atenção. Sempre que realizamos uma surpresa assim, eles ficam muito emocionados”, disse a diretora.

Casos – Na Unidade, até agora, tiveram alta 370 pacientes. 123 foram a óbito. O Hospital dispõe, no geral, de 90 leitos, sendo 18 de enfermaria somente para Covid-19, cujo número será ampliado para 22; e oito de UTI Covid, que serão aumentados para 11.

O Hospital atende a 3ª Macrorregião de Saúde, que abrange pacientes do Vale do Piancó; das Regiões de Sousa e Cajazeiras e, também, de Princesa Isabel.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube