Fechar

logo

Fechar

Em JP: Hospital é referência para atendimento pediátrico de casos suspeitos de Covid-19

Da Redação com Secom/JP. Publicado em 11 de março de 2021 às 18:52.

Paraíba Online • Em JP: Hospital é referência para atendimento pediátrico de casos suspeitos de Covid-19

Foto: Secom/JP

O Hospital Municipal do Valentina é a referência para o atendimento pediátrico de casos suspeitos de Covid-19 em João Pessoa. Desde o início do ano, a unidade hospitalar já recebeu mais de seis mil crianças com suspeita da doença. Neste período, foram realizadas 290 internações de casos suspeitos e, desses, 49 tiveram resultado positivo.

Para receber os pacientes, o fluxo de atendimento no hospital foi modificado, pois continua realizando, também, outros atendimentos pediátricos. Por isso, uma ala foi separada exclusivamente para atender os casos suspeitos de Covid-19 e evitar o contágio de outros pacientes.

De acordo com a diretora geral do Hospital do Valentina, Darcy Luckwu, a assistência se inicia na classificação de risco, onde é identificado se o caso é suspeito de Covid-19 ou não. “Os casos suspeitos são encaminhados diretamente para uma ala específica, onde será realizado todo o atendimento, desde a observação até a internação, caso seja necessário”, explicou.

A unidade hospitalar está preparada para receber os casos de crianças e adolescentes com suspeita de Covid-19, contando com uma equipe multiprofissional para dar assistência aos pacientes e também com a disponibilização de leitos para recebê-los.

Ao todo, o hospital possui 70 leitos, sendo 40 exclusivos para os casos suspeitos da doença e outros 30 para pacientes com outras enfermidades.

Do total de leitos pediátricos Covid, 10 são de UTI e 30 são de enfermaria. Nesta quinta-feira (11), a ocupação dos leitos de UTI é de 80%, enquanto dos leitos de enfermaria é de 90%.

“Estamos disponibilizando leitos, temos uma equipe preparada, mas também é importante que os pais tomem os cuidados necessários para evitar que os filhos sejam infectados”, destacou a diretora geral do hospital.

Além do Hospital do Valentina, o atendimento para crianças com os primeiros sintomas de síndromes gripais também pode ser realizado nas unidades de saúde da família (USF). Os pais que preferirem, podem ligar para o Tele+Saúde, através do número 3218-9214, e serão atendidos por médicos.

Outros hospitais Covid – A Prefeitura de João Pessoa tem trabalhado intensamente na assistência à saúde da população e aumentando o número de leitos para receber os pacientes de Covid-19.

Só esta semana, foram abertos mais 26 leitos de UTI no Hospital Prontovida, somando 126 leitos de UTI na rede municipal de saúde e quadruplicando o número de leitos de UTI em João Pessoa.

Nesta quinta-feira (11), a ocupação de leitos de UTI Covid para adultos na Capital é 88,3%. No Hospital Santa Isabel, que ampliou a quantidade de leitos de UTI Covid de 10 (no início do ano) para 70 nas últimas semanas, a ocupação está em 94,2%.

Já no Hospital Prontovida, que iniciou o ano com 16 leitos de UTI e desde a última quarta (10) conta com 46, os leitos de UTI estão 67,3% ocupados.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube