Covid-19: transporte coletivo de João Pessoa terá que cumprir medidas sanitárias

Da Redação de João Pessoa (Hacéldama Borba). Publicado em 25 de março de 2021 às 12:11.

Foto: Reprodução

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A população de João Pessoa deverá ter à disposição, nos próximos dias, um canal para denunciar, através do envio de fotos e vídeos, o descumprimento dos protocolos sanitários e do Decreto Municipal elaborado para o enfrentamento da pandemia da Covid-19 nos ônibus que fazem o transporte de passageiros no município.

A medida foi deliberada, em caráter emergencial, na reunião promovida nessa quarta-feira (24) pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) com representantes da Prefeitura de João Pessoa e do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros (Sintur) para discutir o problema da lotação nos veículos e do descumprimento de medidas sanitárias necessárias à prevenção do contágio do coronavírus no transporte coletivo.

Os representantes do MPPB ressaltaram a importância do cumprimento de medidas sanitárias e de biossegurança – como o uso obrigatório de máscara por funcionários e usuários do transporte coletivo, a sinalização de assentos que não podem ser ocupados para garantir o distanciamento e evitar aglomeração e a disponibilização de álcool gel, por exemplo, para conter a propagação do coronavírus.

As medidas visam, sobretudo agora, quando se verifica em todo o Estado e no país o agravamento da crise epidemiológica, com a presença de variantes mais contagiosas do vírus, que têm provocado inclusive colapso nos serviços de saúde. Na Paraíba, já foram registrados mais de 248 mil casos de Covid-19 até o momento, com 5,3 mil mortos pela doença. Em todo o país, já são mais de 12 milhões de infectados, com mais de 300 mil mortos.

Conforme informou o representante da Semob, o órgão tem detectado o descumprimento dos protocolos sanitários de enfrentamento à Covid-19 em 1,7% das inspeções realizadas em ônibus que fazem o transporte municipal de passageiros.

Outro problema detectado é que, em horários de pico, 90% da frota de veículos está sendo utilizada.

Um relatório sobre o assunto foi entregue pela Semob à Promotoria de Justiça e será analisado.

Diante do descumprimento de normas sanitárias previstas no Decreto Municipal de enfrentamento à Covid-19 e do risco de propagação do vírus nos veículos que fazem o transporte coletivo de passageiros no município, ficou deliberado que a Semob e o Sintur deverão divulgar, inclusive nos ônibus, número de WhatsApp para que a população possa fazer reclamações.

O número do WhatsApp para reclamação deverá ser fornecido pela Semob no prazo de 72 horas. Já a confecção e colocação de adesivos com o novo canal de reclamações nos ônibus deverão ser feitas pelo Sintur, no prazo de 48 horas, após a disponibilização do número pela Semob.

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