Fechar

logo

Fechar

Bispo celebra comemoração dos 90 anos do Colégio Damas em Campina Grande

Da Redação com Ascom. Publicado em 2 de março de 2021 às 9:42.

Foto: Ascom

Conhecido como Colégio das Damas, a congregação das Religiosas da Instrução Cristã completou, neste dia 1º de março, 90 anos de existência e de missão em Campina Grande.

Para celebrar o momento, o bispo diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, presidiu a Missa em Ação de Graças pela caminhada das irmãs na cidade.

A missa foi realizada na capela do colégio, reunindo os padres Sérgio Vinicius e Raniery Alves, o diácono Gledson, além de seminaristas, irmãs religiosas, professores, funcionários e alguns alunos.

Em sua homilia, o bispo falou da história do carisma das irmãs Damas e também agradeceu a Deus por este serviço prestado à sociedade.

“Hoje (ontem) celebramos os 90 anos de fundação desta escola católica, manifestando nosso agradecimento a Deus, sobretudo por Sua fidelidade que conduziu essa história. Mas também nosso reconhecimento pela vida doada de tantas pessoas que trilharam este caminho: religiosas, professores, funcionários, alunos e familiares”, disse Dom Dulcênio.

Adiante, o bispo comentou que o carisma das irmãs tornou-se símbolo de Campina, e que celebrar estes 90 anos é agradecer também às gerações que pela escola passaram, lembrando que todos bons frutos são para a glória de Deus.

Ele destacou também que este tempo oportuno da quaresma, o qual as irmãs celebram estes 90 anos, é sugestivo para uma avaliação da vida, com arrependimento das faltas, visando buscar a conversão:

“Faz parte de uma comemoração como esta reavaliar a caminhada, reconhecer os erros, para, diante de Deus, renovar o compromisso do carisma fundamente”.

Dirigindo-se às irmãs, Dom Dulcênio disse que é o testemunho evangélico da vida delas que torna mais forte e eficaz a evangelização e a educação das crianças e dos jovens, lembrando que a vida religiosa deve ser vivida de modo que transborde na escola.

Aos professores, pediu que não se deixassem levar pela doutrina anticristã, além de pedir fidelidade ao Evangelho: “Amados professores, vossa missão é sublime e abençoada por Deus, mas ao mesmo tempo de grave responsabilidade. Não se deixem levar pelos ventos de doutrina anticristã que surgem todos os dias, mas sendo fiéis ao Evangelho e cumprindo com diligência vossos deveres. Não lhes faltará nunca a graça do Espírito Santo para todos os vossos trabalhos e para vossas famílias”.

Foto: Ascom

Foto: Ascom

A diretora do Colégio Damas, Irmã Ana Lúcia, trouxe uma palavra de agradecimento a Deus e a todos os que fizeram a história das nove décadas de missão. Ao lembrar dessa trajetória, rememorou os primeiros passos do carisma em Campina Grande, dizendo ter passado por momentos de luzes e de trevas, sendo o mais importante dessa história a continuidade do propósito trilhado pelas irmãs. Agradeceu também a toda sociedade de Campina e a Diocese.

“Até aqui nos ajudou o Senhor e para tanto, contamos com a generosidade, a dedicação, o empenho, a doação de muitas pessoas na história dos 90 do CIC. Portanto, alegra-nos a oportunidade em agradecer a todos. Gratidão a nossas irmãs que começaram com ardor esta missão de serem sementes do projeto de Deus, e as demais que deram continuidade doando suas vidas como velas que se consomem no Altar. Gratidão aos nossos benfeitores, agradecemos profundamente aos nossos educadores que compartilharam suas vidas e tempo no compromisso de educar. Obrigada as famílias que decidiram contar com a proposta educativa da rede Damas, acreditaram a formação integral de vossos filhos, que é nossa prioridade. Agradecemos de coração aos bispos na pessoa de Dom Dulcênio, agradecemos a todos os sacerdotes e todos os bispos que nos ajudaram a ser melhores”, agradeceu a irmã Ana Lúcia.

As Damas

No dia 1º de março de 1931, o Colégio Imaculada Conceição – CIC Damas começou a fazer parte da história de Campina Grande e recebeu este nome em homenagem à padroeira da cidade.

A base religiosa é parte fundamental dos ensinamentos da instituição, tendo como marca o ensino de qualidade, o respeito às diferenças e a valorização da pessoa humana em sua integridade. Quem vive a experiência de fazer parte da Família CIC Damas forma laços que compõem uma só história.

O CIC Damas compreende uma rede educacional, que tem 12 escolas e uma faculdade em diferentes estados brasileiros. Juntos, somam mais de 16 mil alunos matriculados. As origens surgiram na Bélgica há 196 anos, tendo como fundadora Madre Agathe Verhelle e seu desejo de revelar a face atual do Cristo Educador.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube