A regulação dos leitos pelo Estado traz mais transparência, diz secretário

Secom/PB. Publicado em 24 de março de 2021 às 20:29.

Foto: Ascom

Foto: Ascom

O secretario executivo de saúde do Estado, Daniel Beltrammi destacou a decisão do juiz o juiz Ruy Jander de Teixeira Rocha, da 3ª Vara da Fazenda Pública, que determinou que a regulação dos leitos destinados à Covid-19 na Paraíba, seja concentrada no Centro Estadual de Regulação Hospitalar.

“Essa ação traz mais transparência como requer a regulação”, disse.

Conforme o secretário a decisão do juiz é em atenção à resolução nº 70 de 2020 da Comissão Intergestora Bipartite do Estado da Paraíba que reúne os gestores dos 223 municípios e a Secretaria de Saúde, que defende a regulação unificada para ofertas de leitos para a Covid-19, sejam eles de enfermarias ou de UTIs.

“Dessa maneira pode se garantir o acesso a leitos de maneira equitativa. Quem precisa do leito primeiro em função de sua situação de saúde, acessa o leito primeiro em todo o território paraibano. As informações são controladas 24 horas por dia pelo Centro Estadual de Regulação Hospitalar e é absolutamente transparente, uma vez que, esse é o papel da regulação”, disse.

Beltrammi explicou ainda que isso faz com que se mantenha o contato direto com o Sistema de Saúde Municipais integrando-os ao Sistema de Saúde Estadual e o Plano e Contingência para a Covid-19. 

“O avanço é o ganho de nós podermos utilizar os recursos d eleitos disponíveis em toda a Paraíba para que as pessoas que estejam precisando dos cuidados possam acessar os leitos o mais rápido possível. No dia a dia da operação, se terá mais segurança, mais respostas e ainda mais possibilidade e esforço conjunto para cuidar e proteger a vida de todos os paraibanos”, completou.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube