Veleiro com 1.500 quilos de cocaína é interceptado na costa brasileira
Da redação com Folhapress. Publicado em 16 de fevereiro de 2021 às 14:24.

Foto: Marinheiro Bezerra/Marinha/ascom
SALVADOR, BA (FOLHAPRESS) – Um veleiro com 1,5 tonelada de cocaína foi interceptado em águas brasileiras neste domingo (14) a cerca de 270 quilômetros da costa, na altura do estado de Pernambuco.
Os cinco tripulantes do veleiro, todos brasileiros, foram detidos no interior da embarcação e foram conduzidos para a Superintendência da Polícia Federal no Estado de Pernambuco, onde permanecem presos.
A operação foi conduzida pela Marinha e Polícia Federal com o emprego do Navio-Patrulha Oceânico Araguari, que interceptou o veleiro que seguia em direção à Europa.
O veleiro foi escoltado até a costa brasileira e aportou no Recife na manhã desta terça-feira (16). De acordo com a Polícia Federal, os cerca de 70 pacotes de cocaína apreendidos no veleiro serão incinerados.
A operação foi realizada em parceria com três entidades internacionais de combate ao narcotráfico: a Centro de Análise e Operações Marítimas de Lisboa, de Portugal, a NCA (National Crime Agency), do Reino Unido e Agência de Repressão às Drogas (DEA, na sigla em inglês), dos Estados Unidos.
Em nota, Marinha do Brasil destacou o papel da cooperação e troca de informações com instituições internacionais no sucesso da operação.
“Isso reforça a necessidade de uma vigilância constante da costa brasileira, nossa Amazônia Azul”, afirmou o Capitão de Mar e Guerra Paulo Freitas, comandante do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste.
A Marinha também destacou a importância de aprimorar o Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul, cuja missão de monitorar e controlar os 5,7 milhões de quilômetros quadrados das águas jurisdicionais brasileiras.

Matérias Relacionadas
- Homem é preso pela PRF após fugir e jogar cocaína de janela de veículo
- JP: Suspeito de tráfico é preso com cocaína, maconha e ecstasy
- Cocaína avaliada em R$ 2,5 milhões é apreendida em Campina Grande
- PRF na Paraíba apreende cocaína que seria trocada por “supermaconha” em Recife
- PC apura que cocaína vendida em CG possui substâncias ainda mais nocivas
- Polícia Federal apreende mais de 200 quilos de cocaína em Porto