Fechar

logo

Fechar

Sebrae Paraíba e prefeituras discutem ações e parcerias para beneficiar pequenos negócios

Da Redação com Ascom. Publicado em 13 de fevereiro de 2021 às 13:18.

Foto: Ascom

Foto: Ascom

Contribuir para a criação e manutenção, nos municípios paraibanos, de políticas públicas que possibilitem o desenvolvimento de um ambiente de negócios que seja sustentável e, também, favorável para as micro e pequenas empresas.

Esse é o objetivo do Sebrae Paraíba, que tem discutido com gestores municipais de diversas regiões do estado ações e parcerias que possam estimular o empreendedorismo e os pequenos negócios.

Segundo a Unidade de Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas da instituição, durante as primeiras semanas de 2021 já foram realizadas reuniões com gestores municipais, auxiliares e agentes de desenvolvimento de 31 municípios, em todas as regiões da Paraíba.

A finalidade desses encontros é identificar pontos fortes e as vocações de cada município, de modo que a instituição e o poder público possam firmar parcerias estratégicas que contribuam para a criação e manutenção de um ambiente mais favorável aos pequenos negócios, que possuem papel de protagonismo na geração de emprego e renda e no desenvolvimento econômico e social do estado.

Para que esse ambiente de negócios seja sustentável e contribua efetivamente com o desenvolvimento dos municípios e de suas micro e pequenas empresas, alguns dos pontos discutidos durante os encontros são: a implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa; ações na área de educação empreendedora; pequenos negócios e compras públicas; qualificação de lideranças e atores locais para a convergência de ações; além de outras iniciativas que possam contribuir para o desenvolvimento das potencialidades locais.

“Incentivar a melhoria do ambiente dos negócios passa pela formalização, gestão eficiente e do consequente aumento da competitividade. É pensando nisso que o Sebrae tem atuado diretamente na articulação de políticas públicas e desenvolvimento territorial, construindo com os entes municipais essas ações em parceria, que criem um ambiente institucional mais favorável às micro e pequenas empresas paraibanas”, explicou a analista do técnica do Sebrae, Fabíola Vieira.

Ainda conforme a analista, a mobilização junto aos municípios é uma das missões da instituição em prol do fomento e da valorização dos pequenos negócios.

“A proposta dessas reuniões é sensibilizar os gestores públicos sobre o potencial dessa parceria para o desenvolvimento municipal. É missão do Sebrae incentivar essas lideranças a implantarem políticas que contribuam para o fortalecimento do empreendedorismo e o desenvolvimento das micro e pequenas empresas”, acrescentou.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube