Prefeitura de João Pessoa promove reinserção social para moradores em situação de rua

Da Redação com Secom/JP. Publicado em 6 de fevereiro de 2021 às 16:07.

Paraíba Online • Prefeitura de João Pessoa promove reinserção social para moradores em situação de rua

Foto: Secom/JP

As pessoas em situação de rua no município de João Pessoa podem contar com o apoio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania para ajudar na retomada da convivência familiar, assim como apoio para saída desta condição.

Um dos serviços disponíveis são os Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) que têm duas unidades na Capital. Um deles fica no Centro da cidade, oferecendo café da manhã, almoço e jantar, além de espaço para banho, descanso, lazer, assim como kits de higiene com álcool em gel e máscara.

Devido à pandemia da Covid-19, os espaços para descanso estão com capacidade limitada a 15 pessoas por dia, mas são atendidas com as refeições cerca de 70 pessoas diariamente.

No Centro Pop são oferecidos também os encaminhamentos para retirada de documentos, consultas médicas, preenchimento de cadastro no programa Bolsa Família e quando necessário, reinserção ao convívio familiar.

A segunda unidade do Centro Pop funciona em Jaguaribe, 24 horas por dia, contando com 20 leitos disponíveis para abrigamento pelo período de até 15 dias, quando a pessoa é encaminhada para uma das casas de acolhimento administradas pelo município ou para a reinserção familiar, quando possível.

No local são oferecidas cinco refeições por dia, toda a estrutura de banho e higienização aos seus usuários, assim como o encaminhamento para retirada de documentos e outros serviços necessários.

As portas de entrada para o serviço são a procura espontânea, encaminhamentos da rede de serviços, assim como através do Serviço Especializado em Abordagem Social (Ruartes).

“A maioria das pessoas que estão em situação de rua em João Pessoa são de outras cidades e até mesmo de outros estados, por isso temos um trabalho de ajudar estas pessoas a voltarem aos seus locais de origem, caso elas demonstrem interesse. A Prefeitura tem um compromisso de cuidar das pessoas e a população em situação de rua merece especial atenção. Estamos traçando ações para que eles tenham nosso apoio, principalmente para reinserção ao mercado de trabalho”, comentou João Corujinha, titular da pasta.

Serviço

Centro POP 1: Rua Treze de Maio, 508, Centro
Centro Pop 24 horas: Rua Capitão José Pessoa, 65, Jaguaribe

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube